O documentário “Camaquã e a Revolução de 23”, que conta a história do General Zeca Netto, foi lançado nessa sexta-feira (22). A exibição da produção, ocorreu no Cine Teatro Coliseu em uma sessão gratuita e aberta ao público.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
O projeto faz parte de uma série maior intitulada “Os Caudilhos”, que abrange diversos municípios e figuras históricas do Rio Grande do Sul. As gravações em Camaquã incluíram depoimentos de descendentes do General, como sua neta, Helena Corleta, autora do hino de Camaquã, que contribuiu com valiosas memórias. O documentário é destinado a professores e alunos das redes municipal e estadual.
O documentário visa não apenas resgatar a história regional, mas também fomentar o conhecimento sobre a Revolução de 23 e suas consequências para o Brasil, como a origem da Justiça Eleitoral. A produção é apoiada pela Lei Paulo Gustavo, que proporcionou os recursos necessários para a realização do documentário.
Antes da exibição do documentário ocorreu um coquetel para convidados no Auditório Zilda Maria de Souza Azambuja, na Secretaria Municipal Educação e Desporto (SMED).
A obra não apenas preserva a memória local, mas também promove a cidade nacional e internacionalmente, contato a história de um dos mais importantes líderes maragatos, o General Zeca Netto. O documentário é uma co-produção da Agência 97K e Pampeana Filmes, dirigido pelo cineasta Henrique de Freitas Lima, e tem produção cultural de Solange de Souza.