Search
[adsforwp-group id="156022"]
Política

Ministério Público dá prazo para prefeitura realizar transição de governo em Amaral Ferrador

Em entrevista, o prefeito eleito lamentou a posição do chefe do executivo
Ministério Público dá prazo para prefeitura realizar transição de governo em Amaral Ferrador
Ministério Público dá prazo para prefeitura realizar transição de governo em Amaral Ferrador. Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS) determinou que o prefeito de Amaral Ferrador, Nataniel Satiro do Val Candia, realize a transição de governo para a coligação “Um Novo Tempo”, liderada pelo prefeito eleito Ronivan Fontoura Braga. A decisão, proferida em 13 de novembro, estabelece um prazo de cinco dias para a criação da Comissão de Transição, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

A ação civil pública foi movida pelo Ministério Público após o prefeito não atender aos pedidos da coligação vencedora para a formação da comissão. A coligação “Um Novo Tempo”, composta pelos partidos Partido Progressistas (PP), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido da Social Democracia Brasil (PSDB) e Partido Liberal (PL), solicitou a transição após o prazo legal previsto na Lei Complementar Estadual nº 15.826/2022.

Segundo o Ministério Público, a inércia do prefeito configura ato de improbidade administrativa, por atentar contra os princípios da administração pública, obstruindo a transparência na gestão e a prestação de contas. A falta de transição também compromete a continuidade dos serviços essenciais à população.

O juiz Ademar Eleutério Junior, da Vara Judicial da Comarca de Encruzilhada do Sul, deferiu o pedido de antecipação de tutela formulado pelo Ministério Público, considerando a probabilidade do direito e o perigo de dano, dado o curto prazo para o fim do mandato atual e o início da nova gestão em 1º de janeiro de 2025.

O atual prefeito Nataniel Satiro do Val Candia foi intimado da decisão e deverá criar a Comissão de Transição nos termos do Artigo 7-A da Lei Complementar nº 15.826/2022. O processo tramita na Vara Judicial da Comarca de Encruzilhada do Sul sob o número 5002817-15.2024.8.21.0045/RS.

Ministério Público dá prazo para prefeitura realizar transição de governo em Amaral Ferrador
Ministério Público dá prazo para prefeitura realizar transição de governo em Amaral Ferrador. Foto: Divulgação

Em entrevista ao programa Primeira Hora, desta quarta-feira (17), o prefeito eleito de Amaral Ferrador, Ronivan Braga (PP), falou que é uma obrigatoriedade dos prefeitos a realização da transição de governo, perante a Lei Complementar Estadual 15.826/22. O político lamentou a posição tomada pelo atual prefeito e ressaltou, que após o pleito, foi notificado ao poder executivo a comissão de transição da coligação eleita, mas até o momento, não teve retorno.

Diante disso, foi procurado o MP, que manifestou um parecer favorável a transição, mas como nenhuma providência foi tomada pelo poder executivo, foi realizada uma ação judicial.

Confira a entrevista com o prefeito eleito de Amaral Ferrador

Tags: Amaral Ferrador, Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, transição de governo