Na manhã desta quarta-feira, dia 04 de dezembro, camaquenses de diversas partes do município de Camaquã permaneciam sem energia elétrica. Os dados constam de um levantamento realizado pela Rádio Acústica FM, utilizando como base, as participações de ouvintes da emissora.
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A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da CEEE Equatorial, para saber o número exato de clientes sem luz em Camaquã. A companhia não quis fornecer os dados mas informou um percentual de clientes com fornecimento restabelecido.
Segundo a concessionária, 98 por cento dos clientes que foram afetados após a passagem das tempestades, já tiveram o fornecimento reestabelecido. Na manhã desta quarta, o total de unidades consumidoras sem luz, era de seis mil.
Ainda conforme a CEEE Equatorial, na manhã desta quarta, haviam 24 equipes pesadas e 41 equipes leves nas cidades de Camaquã, Canguçu e Encruzilhada do Sul.
As reclamações dão conta de falta de luz em bairros como Santa Marta, Vila São Carlos e Carvalho Bastos, além de comunidades do interior do município. Os relatos dão conta de prejuízos causados pela falta de luz, como, por exemplo, itens que precisam de refrigeração, mas que devido à falta de energia, estão apodrecendo em freezers e geladeiras.
Nesta terça, a reportagem da emissora esteve conversando com moradores do bairro Carvalho Bastos. Entre as reclamações, esteve o relato de uma moradora que realiza hemodiálise domiciliar, mas que a falta de luz, impede a realização do procedimento, mesmo a sua unidade consumidora constando como cadastro especial na companhia.
Segundo ela, o equipamento, instalado em sua residência, só funciona com energia elétrica e por isso havia uma aflição com a demora na retomada do fornecimento. Durante a entrevista, ela cogitava ter de instalar o aparelho em outro ponto da cidade, onde houvesse luz.
Embora tenham ocorrido diversos estragos na área de concessão da CEEE Equatorial em função dos temporais do último final de semana, a principal reclamação diz respeito a demora na resposta da CEEE Equatorial no reestabelecimento do fornecimento de luz.
Assista abaixo à entrevista com a moradora de Camaquã que relata não conseguir realizar hemodiálise por falta de luz:
Confira na íntegra a nota oficial divulgada pela CEEE Equatorial:
“Na manhã desta quarta-feira (04), a CEEE Equatorial já restabeleceu a energia de 98 por cento dos clientes que foram afetados após a passagem das tempestades que trouxeram chuvas, ventos fortes e granizo para o Rio Grande do Sul.
Na área de concessão da CEEE Equatorial, 6 mil clientes confirmados estão sem energia distribuídos nas cidades de Viamão, Camaquã, Alvorada, Porto Alegre e Cristal.
De forma antecipada, o plano de contingência da CEEE Equatorial foi acionado e aproximadamente 450 equipes foram mobilizadas, e seguem trabalhando para assegurar com a maior agilidade possível o restabelecimento do sistema elétrico, que foi fortemente afetado.
A Distribuidora orienta que a população se mantenha afastada de fios e cabos ao solo e que comunique qualquer incidente pelos canais de atendimento:
– Whatsapp Clara (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos);
– Site: https://www.equatorialenergia.com.br/;
– Central de Atendimento: 0800 721 2333.
Assessoria de imprensa da CEEE Equatorial”