Search
[adsforwp-group id="156022"]

Fábrica da Renault é tema de reunião de Tarso na França

img_1905_foto_1.jpg

O governador Tarso Genro acompanha a comitiva liderada pela presidente Dilma Rousseff em viagem oficial à França, a partir desta segunda-feira (10). Em entrevista ao programa Guaíba Cidades, da Rádio Guaíba de Porto Alegre, Tarso falou sobre assuntos da agenda presidencial que interessam diretamente o Rio Grande do Sul, como a cooperação francesa para instalação de parques tecnológicos e a interlocução com a montadora Renault para que o Estado receba uma unidade de produção de automóveis elétricos. 

Conforme o chefe do Executivo gaúcho, a base tecnológica e a estabilidade política permitem que o Rio Grande do Sul tenha condições de receber uma unidade da Renault no Brasil. Tarso também ofereceu auxílio às pesquisas desenvolvidas pelos empresários franceses para aumentar a autonomia da bateria utilizada nesses veículos. 

“Nós colocamos para eles que temos condições de bancar pesquisadores para continuarem essa pesquisa. Também podemos adotar, na frota do Estado, essa experiência de veículos elétricos, antes de uma produção em linha para o mercado”. A expectativa é de que a decisão da Renault seja conhecida no segundo semestre de 2013. “Estamos nos adiantando e oferecendo as condições”, resumiu o governador. 

Parques tecnológicos 
Um termo de cooperação que será assinado entre os dois países também facilitará a instalação de uma rede de parques tecnológicos no Estado. No mês passado, Tarso e comitiva gaúcha reuniram-se com a ministra do Ensino Superior e Pesquisa da França, Geneviève Fioraso, com quem foram estabelecidos termos do programa de trabalho comum entre o Rio Grande do Sul e o país europeu. “A França tem amplo conhecimento em parques tecnológicos e nós queremos aproveitar essa experiência no RS”, afirmou o governador Tarso Genro.