Search
[adsforwp-group id="156022"]

Calor, sol, chuva e frio: saiba como será a semana no RS

img_19096_foto_1.jpg

Nesta semana, na qual há mais um feriadão para aproveitar, o clima deve ser de instabilidade no Rio Grande do Sul. Apesar de começar com tempo firme e temperatura elevada em boa parte do Estado, há possibilidade de que uma frente fria se aproxime nos próximos dias, inclusive da Capital.

De acordo com a Somar Meteorologia, após a passagem da frente fria, que fará uma breve presença no Rio Grande do Sul e se deslocará para Santa Catarina, o calor deve retornar à grande maioria do Estado.

Nesta segunda-feira (12), as instabilidades atingem, inicialmente, a fronteira com o Uruguai, onde devem ser vistas pancadas de chuva em grande intensidade. No restante do Estado, o dia será de sol e com variação de nuvens.

Já na terça-feira (13), ao longo do dia, a frente fria começa a avançar pelo Rio Grande do Sul, ao mesmo tempo em que uma área de baixa pressão atmosférica se forma entre a Argentina, o Uruguai e o Rio Grande do Sul, possibilitando chuva elevada na maior parte do oeste gaúcho. Há risco de descargas elétricas e possivelmente queda de granizo na região. A chuva deve se espalhar pelo Estado conforme o decorrer do dia, exceto no extremo Norte, onde o tempo firme predomina e a temperatura segue elevada.

Na quarta-feira (14), a frente fria que passará pelo Estado avançará rapidamente em direção a Santa Catarina, fará com que a chuva forte e os temporais se concentrem no norte gaúcho. Na Capital, há previsão de pancadas, assim como risco de alagamentos. Na região Sul, o dia começa com chuva forte, mas deve perder força ao longo do dia, dando lugar a uma nova massa de ar seco.

É na quinta-feira (15), feriado de Proclamação da República, que o tempo volta a ficar firme em boa parte do Rio Grande do Sul, possibilitando que os gaúchos aproveitem o feriadão no Litoral.

— Os dias mais favoráveis ao lazer nas praias serão a quinta-feira, em todo o Litoral e na sexta-feira, principalmente no Litoral Sul — afirma Patrícia Vieira, meteorologista da Somar.

No entanto, a chuva deve voltar a dar as caras no fim de semana, mas não será duradoura, a não ser no Litoral Norte, local onde ela deve continuar de forma mais persistente.