Search
[adsforwp-group id="156022"]

Estado participa de campanha que incentiva consumo de alimentos naturais

img_1922_foto_1.jpg

A Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen) lançou, nesta quarta-feira (12), em Porto Alegre, a Campanha de Incentivo ao Consumo de Frutas, Legumes e Verduras nas Centrais de Abastecimento (Ceasas). O projeto foi apresentado durante o Encontro Nacional da Abracen, realizado no Hotel Deville, com a presença do governador em exercício Beto Grill. O evento, que prossegue até esta quinta-feira (13), reúne especialistas de todo o país no debate sobre a revitalização e a modernização das Ceasas.

Para Beto Grill, as Ceasas são entidades fundamentais ao combate à obesidade e à insegurança alimentar, pois oferecem à população um alimento nutritivamente mais adequado. Ao destacar o programa Banco de Alimentos, que visa minimizar o desperdício de alimentos por meio do aproveitamento de excedentes não comercializados, Grill ressaltou que o Rio Grande do Sul está fazendo a sua parte. “O alimento de qualidade é cada vez mais indispensável. Por isso, nada mais adequado do que as centrais de abastecimento envolverem-se de maneira intensa nessas ações”.

Campanha
Promovida em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Centrais de Abastecimento (Ceasas), Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort) e Governo Federal, a campanha busca conscientizar a população para a importância do consumo de alimentos mais saudáveis, compostos a partir de produtos naturais e com alto valor nutritivo.

Ao apresentar a iniciativa, a secretária de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Maya Takagi, destacou a estratégia de educação nutricional desenvolvida pelo Governo Federal para combater o aumento da obesidade entre a população brasileira.

“Hoje temos uma redução no consumo de alimentos básicos, como arroz, feijão e verduras, e uma maior participação de alimentos ultraprocessados, que são ricos em açúcar, gordura e sal, e pobres em micronutrientes”, diagnosticou Takagi, ao informar que metade dos adultos brasileiros e um terço das crianças apresentam excesso de peso. “A dieta do brasileiro ainda é positiva, mas há uma tendência de diminuição da qualidade”.

O secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, considerou que a soberania alimentar passa pelo direito que o cidadão tem de escolher o que quer consumir. “Para isso, a diversidade se faz necessária e é a agricultura familiar que trabalha com isso. O desenvolvimento sustentável passa pela produção de uma alimentação saudável e as Ceasas têm esse compromisso de oferecer alimentos de qualidade”, concluiu Pavan.

Após a participação no evento, Beto Grill e Ivar Pavan dirigiram-se ao Parque da Redenção, onde inauguraram a Feira da Agroindústria Familiar Sabor Gaúcho, que se estende até o próximo domingo (16), com mais de 160 estandes com produtos coloniais gaúchos.