O município de São Lourenço do Sul inaugurou a temporada de Verão 2025 no último dia 03, com uma intensa programação, marcando a transição do novo executivo municipal. Em visita a Camaquã, o novo prefeito de São Lourenço do Sul, Zelmute Marten (PT) e a vice-prefeita, Fernanda Bork participaram do programa Primeira Hora desta sexta-feira (10), onde destacaram as prioridades para primeiro ano do novo governo municipal.
Conforme os gestores, a transição de governo teve como principal objetivo ouvir a comunidade para reestruturar os serviços disponibilizados pelas pastas. Com cinco escolas da rede municipal em atividade, o desafio neste momento é o funcionamento pleno das instituições, com professores, infraestrutura e transporte funcionando de maneira eficiente.
O prefeito destaca nova gestão é formada por servidores de carreira, com uma visão técnica. Segundo o prefeito a meta é proporcionar uma gestão compartilhada, apresentando ações que recuperem o desenvolvimento econômico do município.
Funcionalismo Público
Segundo a vice-prefeita, após a realização de um diagnóstico entre setores, foi identificado um desgaste físico dos funcionários. Ela destaca que haverá um acolhimento voltado para o bem-estar de cada setor.
Educação
O governo anterior havia contrato uma empresa para realizar a gestão da rede municipal de educação. Após solicitação de pais e professores, o novo governo se reuniu nesta quinta-feira (09), com a empresa privada:
“Foi uma reunião complicada, em parte nos entendemos. Mas há uma necessidade de uma revisão jurídica”, diz Fernanda.
O contrato com a empresa se estende até junho deste ano. Segundo o prefeito o contraste entre a empresa e o objetivo do governo se contrastam, o que afeta na prestação do serviço público. Ele destaca que o novo governo pretende atuar através de um governo misto, propondo uma visão de cooperação entre o planejamento e a comunidade, mantendo um controle social do serviço público.