Search
VERÃO 2025

Saiba quais praias evitar por estar impróprias para banho no RS

Relatório de balneabilidade foi atualizado nesta sexta-feira (10)
Saiba quais praias evitar por estar impróprias para banho no RS
Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou nesta sexta-feira (10) o quarto boletim do projeto Balneabilidade 2024-2025, que monitora a qualidade da água em 93 pontos do Rio Grande do Sul. O relatório aponta que 83 locais, incluindo praias, estão próprios para banho, enquanto 10 são considerados impróprios, indicando uma melhora em relação à semana anterior, quando 80 locais eram aptos e 13 estavam impróprios.

As praias e demais pontos considerados impróprios para banho nesta semana são:

  • Praia Recanto das Mulatas (Barra do Ribeiro),
  • Rua Canário (Cidreira),
  • Lagoa do Peixoto (Osório),
  • Santo Antônio (rua Bagé, rua São José do Norte e avenida Rio Grande do Sul) e Valverde (avenida Senador Joaquim A. Assumpção e Trapiche) em Pelotas,
  • Praia das Ondinas (São Lourenço do Sul) e
  • Praia da Pedreira (Viamão).

O número de locais com água imprópria para banho diminuiu em relação ao boletim anterior, com a saída de dois pontos da praia de Torres (Praia Grande e Prainha) e três outros pontos em Cerrito, Pedro Osório e São Jerônimo, que passaram a ser classificados como próprios. No entanto, entraram para a lista de impróprios um ponto em Cidreira, um em Osório e outro em Viamão.

O resultado do boletim é baseado nas análises das últimas cinco semanas de coletas. Esta é a oitava semana de verificação do projeto Balneabilidade, que teve início em 17 de novembro de 2024. Os boletins continuarão sendo publicados todas as sextas-feiras, no site e redes sociais da Fepam, até a última semana de fevereiro.

A Fepam recomenda que os banhistas consultem os boletins de balneabilidade antes de frequentar praias e balneários, para garantir a segurança e evitar riscos à saúde. A fundação segue monitorando a qualidade da água em diversos pontos do estado e divulgando os resultados para a população.

Tags: Balneabilidade, banho, impróprias, Praia, Rio Grande do Sul