Search
[adsforwp-group id="156022"]

Rede estadual conquista 62,5% das medalhas gaúchas na Olimpíada de Matemática

img_1936_foto_1.jpg

Alunos de escolas da rede estadual conquistaram 62,5% das medalhas de ouro, prata e bronze que vieram para o Rio Grande do Sul na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2012 – 145 no total. A olimpíada é um projeto que estimula o estudo da matemática e revela talentos na área.

É realizada de forma conjunta pelos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), e teve apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Trata-se da maior evento do gênero no mundo.

A OBMEP tem duas fases. Participam da primeira todos os estudantes inscritos, que fazem prova objetiva dividida em três níveis: nível 1, com alunos de 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental, nível 2, para alunos do 8º ou 9º ano, e nível 3, para alunos do Ensino Médio. Para a segunda fase, as escolas selecionam 5% dos alunos inscritos na primeira fase, em cada nível, sendo classificados para fazer a prova discursiva os alunos com as maiores notas na primeira fase. As notas da primeira fase não são consideradas para a classificação final. A cerimônia de premiação dos vencedores será em 2013, em data a ser confirmada.

Quadro de medalhas
Das 232 medalhas (42 de ouro, 44 de prata e 146 de bronze) obtidas por alunos da rede pública gaúcha (municipal, estadual, mais Colégios Militares, Tiradentes e Institutos Técnicos), 145 ficaram com alunos da rede estadual (25 de ouro 27 de prata e 93 de bronze).

São premiados no país inteiro 500 alunos com medalhas de ouro, 900 de prata e 3,1 mil de bronze, além de 46,2 mil menções honrosas. Professores e escolas da rede também foram reconhecidos com o prêmio nacional que mobilizou mais de 19,1 milhões de alunos de 46.728 escolas públicas de 99,42% dos municípios brasileiros.

Premiação
Os estudantes premiados com medalhas são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), para estudarem matemática por um ano com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O PIC visa a despertar nos alunos o gosto pela ciência, motivando a escolha profissional por carreiras científicas e tecnológicas, aprofundando o conhecimento matemático.O programa tem duração de até 12 meses.

A olimpíada também oferece bolsas ao Programa de Iniciação Científica – Mestrado (PICME), para medalhistas que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq (IC) e Capes (Mestrado), a Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci), que prepara medalhistas de ouro selecionados pela excepcionalidade de seus talentos para competições internacionais, além da mobilização de coordenadores regionais para a realização de atividades como seminários com professores e cerimônias de premiação. 

Estudante de Porto Xavier é bicampeão
O estudante Nelson Alexandre Prill, aluno do 1º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Carlos Bratz, de Porto Xavier, município da 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) – São Luiz Gonzaga, recebeu pelo segundo ano consecutivo a medalha de ouro na OBMEP. Estudando no EM Politécnico, Nelson concorreu no Nível 3, que inclui todos os estudantes do Ensino Médio do país. Em 2011, o estudante recebeu a medalha das mãos da presidente Dilma Roussef, em ato realizado no Rio de Janeiro.

Para a professora Claudete Maraska, da EEEM Carlos Bratz, a conquista de Nelson Alexandre deve ser compartilhada por todos os que lutam por uma educação de qualidade. “Nossa comunidade escolar está orgulhosa com mais esta conquista”, ilustra. Nelson Alexandre foi um dos 11 estudantes gaúchos que conquistou medalha de ouro na prova de Nível 3.

Professores e escolas
A OBMEP também premia no país mil professores de matemática. Cento e trinta e cinco recebem tablet, placa de homenagem e assinatura de revista de matemática. Outros 865 conquistam as placas e as revistas. Os dois professores da rede pública gaúcha que receberam tablets são da rede estadual – Gilberto Menezes, da Escola Estadual de Ensino Médio Baltazar de Oliveira Garcia, da Capital, e Joselia Seibel, da Escola Estadual de Ensino Médio Adão Seger, de Selbach.

Outros 21 professores gaúchos ganharam a assinatura da revista e placa de homenagem. Seis escolas do RS também foram reconhecidas, todas da rede estadual. Quatro receberam um computador portátil com programas para o ensino de matemática e uma impressora (Escola Estadual de Ensino Médio Ildefonso Simões Lopes, de Osório, Escola Estadual de Ensino Básico Jose Canellas, de Pinheirinho do Vale, Escola Estadual de Ensino Básico Prof. Francisco José Damke, de São Paulo das Missões, e Escola Estadual de Ensino Médio Adão Seger, de Selbach. Outras duas receberam troféus: Colégio Estadual Prof. Ulisses Cabral, de Antonio Prado, e Escola Estadual de Ensino Básico Leopoldo Ost, de Santo Cristo.

No site da Olimpíada estão disponíveis as listas de alunos premiados, escolas e professores por Estado. Confira nos links abaixo os medalhistas das escolas gaúchas:

Medalha de ouro
Medalhas de prata
 
Medalhas de bronze