Após anunciar um investimento de R$ 1,2 bilhão em rodovias e pontes afetadas pelas enchentes de 2024, o governador Eduardo Leite projeta que as obras comecem em três meses.
Segundo o chefe do Executivo estadual, os trabalhos previstos terão prazos que variam de um a dois anos para serem concluídos e abrangem cerca de 380 quilômetros de estradas.
Em solenidade no Palácio Piratini, Leite e o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, assinaram contratos para três pontes e 15 lotes que incluem 11 rodovias em diversas regiões do Estado.
Leite explicou que os investimentos anunciados contemplam obras em locais que apresentavam risco, elencados a partir de um levantamento técnico.
“É um conjunto de obras que inequivocamente merecia um tratamento diferenciado para uma contratação emergencial, mantendo todo o rigor técnico. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem e toda a estrutura do governo vão acompanhar intensamente o processo para que os prazos sejam cumpridos.
Assim, poderemos restabelecer a normalidade e também dar resiliência às estradas. Não é só sobre retomar a rodovia ou a ponte, é sobre garantir que essas estruturas sejam capazes de suportar novos eventos climáticos”, afirmou.
Leite sobe o tom contra a União
Na cerimônia de anúncio dos investimentos em rodovias e pontes, Leite voltou a criticar o governo federal devido a uma possível redução no acesso do Rio Grande do Sul a recursos destinados à reconstrução.
“Querem tirar R$ 5 bilhões da reconstrução. Eles estão dizendo para nós o seguinte: querem um acordo melhor para a dívida no futuro? Então abram mão de dinheiro da reconstrução do Estado.
Na nossa campanha eleitoral, Gabriel e eu afirmamos que o Rio Grande não era uma mera extensão de Brasília. Fomos eleitos para defender os interesses do nosso Estado, não para ser amigos do presidente A ou B. E quando, lá em Brasília, insistem em achar que o Brasil é um estado unitário e que cada gesto feito em direção a um ente subnacional nos exige adulação, elogios e agradecimentos, esquecem que fazem apenas aquilo que é obrigação em direção aos entes subnacionais.
O Brasil, está na Constituição, é a soma das partes. Somos uma federação, decidimos fazer parte do Brasil, fazer parte desta união, e nos orgulhamos disso. Exigimos o tratamento que é devido ao nosso Estado”, disse Leite, subindo o tom contra Lula.
Leite reforçou que o Piratini vai tentar discutir a questão da dívida do Estado no Congresso Nacional, sendo a via judicial a última cartada caso as negociações políticas não avancem.
Pontes e rodovias que receberão investimento
Lotes de rodovias:
- ERS-332 – Encantado a Anta Gorda
- ERS-332 – Anta Gorda a Soledade
- ERS-431 – Bento Gonçalves a Santa Bárbara (São Valentim do Sul)
- ERS-444 – Bento Gonçalves/Monte Belo do Sul a Santa Tereza
- ERS-448 – Nova Roma do Sul ao Rio das Antas
- ERS-448 – Rio das Antas a Farroupilha
- ERS-452 – Bom Princípio (Entr. ERS-122) a Caxias do Sul (Entr. BR-116)
- VRS-826 – Feliz – Alto Feliz – Farroupilha (Entr. ERS-122)
- ERS-129 – Estrela a Roca Sales
- ERS-149 – Entr. RSC-287 (p/ Santa Maria) a Nova Palma
- ERS-348 – Dona Francisca a Agudo
- ERS-348 – Entr. ERS-149 (São João do Polêsine) a Dona Francisca
- ERS-437 – Vila Flores ao km 9+200
- ERS-437 – Vila Flores a Antônio Prado
- ERS-640 – São Vicente do Sul a Rosário do Sul
Pontes:
- Ponte de Vista Alegre do Prata – ERS-441
- Ponte de Faxinal do Soturno – km 35 ERS-348
- Ponte do Arroio Capivari (Alegrete) – ERS-507
- Ponte de Feliz – VRS-843 (já anunciada, em fase de elaboração de projeto)
- Ponte de Itati – ERS-417 (já anunciada, em fase de elaboração de projeto)
- Ponte de Sinimbu – RSC-471 (já anunciada, em fase de elaboração de projeto)
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