Search
Zap zap

Hoje na história – 26 de janeiro – inaugurada a primeira fábrica de veículos do Brasil

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Hoje na história – 26 de janeiro – inaugurada a primeira fábrica de veículos do Brasil
Hoje na história – 26 de janeiro – inaugurada a primeira fábrica de veículos do Brasil Reprodução
O Hoje na História traz os eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 26 de janeiro ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

1827 – O Peru torna-se uma República Independente. Após a independência do Peru em 1821, José de San Martín convocou um Congresso Constituinte, presidido por Francisco Xavier de Luna Pizarro. Em 1824, Simón Bolívar chegou ao país, sancionando uma nova constituição que estabelecia um Congresso com três câmaras, mas esse modelo não durou. Em 26 de janeiro de 1827, o Peru foi oficialmente reconhecido como uma República Independente.

1905 — Encontrado o maior diamante do mundo, o Diamante Cullinan, de 3 106 quilates na mina Premier, África do Sul. Foi encontrado o maior diamante do mundo, o Diamante Cullinan, com impressionantes 3.106 quilates, na mina Premier, na África do Sul. Esta descoberta notável não apenas impressionou o mundo pela sua magnitude, mas também teve um impacto significativo na indústria de gemas e na história da joalheria, sendo posteriormente lapidado em várias pedras preciosas que adornam a Coroa Britânica.

1925 — Petrogrado passa a chamar-se São Petersburgo. Petrogrado, a antiga capital da Rússia, foi renomeada oficialmente para São Petersburgo, marcando um retorno às suas raízes históricas. A mudança simbolizou uma nova fase na história russa após a Revolução de 1917, refletindo o desejo de resgatar a identidade cultural da cidade fundada pelo czar Pedro, o Grande, em 1703.

1925 — A General Motors do Brasil, a primeira fábrica de veículos do Brasil. Em São Paulo, foi inaugurada a General Motors do Brasil, a primeira fábrica de veículos do país. Este marco histórico não apenas impulsionou a indústria automobilística brasileira, mas também representou um passo significativo na modernização da economia nacional, contribuindo para o desenvolvimento do setor e a criação de empregos na região.

1955 – Nascia o aclamado guitarrista Eddie Van Halen. Van Halen já recebeu diversas premiações e homenagens como guitarrista. Ele ocupa a 8ª colocação na lista dos 100 maiores guitarristas de todos, de acordo com a revista Rolling Stone, e está no 7º lugar na lista da Gibson dos 50 melhores guitarristas de todos os tempos. Entre suas parcerias, está o solo de guitarra da canção “Beat It”, do disco Thriller, de Michael Jackson. Van Halen também fez pequenas participações em filmes, como no primeiro “RoboCop”. Van Halen morreu no dia 6 de outubro de 2020.

1968 – Nascia o roqueiro gaúcho Flávio Basso, o Júpiter Maçã. Ex-integrante das bandas TNT e Cascavelletes, Júpiter foi encontrado morto em casa, no dia 21 de dezembro de 2015. A causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. Em carreira solo, foi reconhecido com um dos ícones da psicodelia brasileira, ao trazer um novo grau de experimentalismo ao rock nacional, com o disco “A Sétima Efervescência”, eleito pela revista Rolling Stone Brasil um dos “100 maiores discos da música brasileira, e o maior disco da história do rock do Sul”.

1980 – Pela primeira vez um músico internacional precisou de um estádio de futebol para se apresentar para uma plateia brasileira: Frank Sinatra cantou para 175 mil pessoas no Maracanã. O ramo do showbiz nacional teve que aprender ao vivo e sem pausas como manusear 25 toneladas de aparelhos em oito contêineres de 12 metros cúbicos, que lotaram um Boeing 747 de carga que foi utilizado para o show de Sinatra. O espetáculo quase não ocorreu em função da forte chuva que caia no Rio de Janeiro no dia.

2020 — Morre Kobe Bryant, lenda do basquete e ícone da NBA. O acidente ocorreu na Califórnia, nos Estados Unidos. Outras quatro pessoas que estavam a bordo da aeronave também morreram, entre elas a filha de 13 anos do esportista, Gianna. O atleta era uma lenda do esporte: foi campeão da NBA por cinco temporadas e eleito 18 vezes para o All-Star Game (o Jogo das Estrelas). Ele foi um dos maiores ídolos do Los Angeles Lakers, onde jogou por 20 anos.

Que dia é hoje na história?

  • Dia da Gula
  • Dia de São Timóteo

Aniversariantes do dia de hoje:

Felipe Simas – 32 anos – Felipe Sang Simas é um ator brasileiro. Conhecido pelo grande público na TV desde que atuou na temporada de 2014 da novela “Malhação: Sonhos”, vivendo o vilão Cobra. No ano seguinte, interpretou o Jonatas de “Totalmente Demais” sendo par de Marina Ruy Barbosa. Filho da produtora Ana Sang com Beto Simas, ele é o filho caçula e tem dois irmãos (Rodrigo Simas e Bruno Gissoni).

Thiago Pereira – 39 anos – Thiago Machado Vilela Pereira é um ex-nadador brasileiro, maior medalhista de todos os tempos dos Jogos Pan-Americanos, ex-recordista mundial dos 200 metros medley em piscina curta e medalhista olímpico em Londres 2012. Em dezembro de 2016, o nadador foi homenageado em sua cidade natal, Volta Redonda, com uma estátua no Parque Aquático Municipal. Thiago se aposentou da natação profissional em março de 2017, aos 31 anos de idade.

Ester Expósito – 25 anos – é uma atriz e modelo espanhola, mais conhecida por interpretar Carla Rosón na série de televisão espanhola da Netflix, Elite. Após o sucesso da série, Espósito foi contratada para atuar em dois filmes distribuídos pela Netflix: Quando os Anjos Dormem e Seu Filho, ambos como protagonista.

Tags: 26 de janeiro, deixando marcas duradouras. Neste dia 25 de janeiro ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história. Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!, hoje na historia, O Hoje na História traz os eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, zap zap