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Concessionária aposta em baixo impacto ambiental na reconstrução de três pontes da BR-116

A reconstrução terá um impacto zero sobre as tarifas de pedágio

A Ecosul deu início à reconstrução de pontes na BR-116, no Polo Rodoviário de Pelotas, em um projeto que visa não apenas a segurança das estruturas, mas também a adoção de práticas sustentáveis. Com um investimento de R$ 40 milhões, a concessionária está implementando um plano de aproveitamento de materiais, que começou com a demolição das pontes dos arroios Viúva Tereza, Corrientes e Contagem, realizada na primeira semana de janeiro.

Ecosul aposta em baixo impacto ambiental na reconstrução de três pontes da BR-116
Ecosul aposta em baixo impacto ambiental na reconstrução de três pontes da BR-116 - Fotos: Diego Carvalho | Divulgação

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O gerente de engenharia da Ecosul, Miquéias Neuenfeld, destacou que a empresa está comprometida com a preservação ambiental desde o início do processo de demolição. Os materiais resultantes da demolição, como concreto e aço, estão sendo separados para reciclagem e reutilização, com o concreto triturado destinado a aterros das novas pontes. Essa abordagem não apenas evita a exploração de novos recursos, mas também reduz a emissão de gases de efeito estufa e os impactos do transporte de materiais.

O trabalho de reconstrução das pontes será realizado em cinco etapas. A implantação de desvios para garantir a fluidez do trânsito e a demolição das estruturas antigas já foram realizadas. Agora, começará de fato a construção das pontes com maior capacidade hidráulica, aterro e pavimentação das áreas de acesso. Na sequência, será implantada a sinalização e, por fim, a liberação para o tráfego. A previsão é que as obras sejam concluídas até fevereiro de 2026.

O trabalho da Ecosul foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que validou a urgência da intervenção, especialmente após os eventos climáticos extremos dos últimos anos. A reconstrução das pontes terá um impacto zero sobre as tarifas de pedágio, pois o custo será absorvido no âmbito do processo de haveres e deveres do contrato de concessão do Polo Rodoviário de Pelotas, que se encerra em 2026.

Tags: BR-116, Ecosul, Pontes sustentaveis, Trânsito