Search
segurança pública

Operação Verão Total reduz criminalidade no litoral gaúcho durante veraneio

Os dados da Operação Verão Total foram anunciados pelo governador Eduardo Leite, em Xangri-lá
Foto: Iuri Camargo/Divulgação
Foto: Iuri Camargo/Divulgação

O reforço de mais de 3 mil agentes de segurança pública no Litoral Norte, Sul e águas internas do estado resultou na redução dos principais indicadores de criminalidade durante o período de veraneio. Os dados da Operação Verão Total foram anunciados pelo governador Eduardo Leite, em Xangri-lá.  Nos primeiros 40 dias da operação, que representam metade da mobilização especial das forças de segurança, crimes contra a vida e contra o patrimônio diminuíram. Os guarda-vidas realizaram 465 salvamentos, garantindo a segurança dos banhistas.


Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

As mortes violentas caíram 12% em comparação ao mesmo período da operação anterior, passando de 33 para 29 vítimas. O governador Leite destacou a integração das forças de segurança e os investimentos na área como fatores essenciais para os resultados positivos. “Observamos uma melhoria constante e um aumento da percepção de segurança, algo que conseguimos alcançar com reposição de efetivo, investimentos em equipamentos e tecnologia na área da segurança”, afirmou Leite.

A Polícia Civil, com 600 servidores reforçando o efetivo no litoral, atuou em uma média de nove ações diárias, resultando em 123 prisões e apreensões de menores, além da apreensão de 73 armas e quase R$ 245 mil sem procedência.  A instituição também desenvolveu atividades educativas e preventivas com a população. Os crimes de estelionato também reduziram 32%, passando de 982 casos para 669 ocorrências. A Secretaria da Segurança Pública e a Polícia Civil utilizaram as redes sociais para alertar a população sobre golpes comuns, como o falso aluguel na praia.

 

Entre os crimes patrimoniais, o roubo de veículo teve uma queda expressiva de 44%, com o número de ocorrências caindo de 18 para 10. O roubo a pedestre também diminuiu 16%, passando de 177 para 149 casos. O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, ressaltou a atenção especial dada à população que se desloca ao litoral para as férias de verão.  “No primeiro período da Operação, já foram mais de mil prisões efetuadas pela Brigada Militar e pela Polícia Civil e a apreensão de quase 150 armas em 40 dias”, afirmou Caron.

 

A Brigada Militar, com reforço de 1,4 mil militares, executou mais de 72 mil abordagens, resultando em 909 prisões em flagrante e na captura de 137 foragidos.  O Corpo de Bombeiros Militar realizou 465 salvamentos e mais de 264 mil ações preventivas nas praias e águas internas. A Operação Verão Total se estende até o dia 5 de março, com reforço contínuo nas ações até o fim do carnaval.

Tags: 2025, Operação Verão Total, segurança pública