Search
Política

Pepe Vargas toma posse como novo presidente da Assembleia Legislativa do RS

Vargas afirma que sua gestão será pautada pela defesa das instituições democráticas do RS
Pepe Vargas toma posse como novo presidente da Assembleia Legislativa do RS. Foto: Rodrigo Vicente | Acústica FM
Pepe Vargas toma posse como novo presidente da Assembleia Legislativa do RS. Foto: Rodrigo Vicente | Acústica FM

O deputado estadual Pepe Vargas (PT) tomou posse como novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, durante sessão solene na tarde desta segunda-feira (03). O político está em seu terceiro mandato na Assembleia e traz um currículo que inclui mandatos de vereador, prefeito de Caxias do Sul em dois mandatos consecutivos, e deputado federal em três legislaturas. Também foi ministro do Desenvolvimento Agrário, ministro das Relações Institucionais e ministro dos Direitos Humanos, durante a presidência de Dilma Rousseff.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

A presidência de Pepe Vargas resulta de um acordo pluripartidário, que garante a ocupação dos espaços da Mesa Diretora e das Comissões do parlamento gaúcho, conforme a proporcionalidade das cadeiras conquistadas pelos partidos com assento na Assembleia Legislativa. Por este acordo a responsabilidade de presidir o Legislativo Gaúcho recai nas quatro maiores bancadas (PT, Progressistas, MDB e Republicanos) que se revezam na liderança durante os quatro anos da legislatura (2023-2026).

O novo presidente afirma que sua gestão será pautada pela defesa das instituições democráticas, das pautas do Rio Grande no contexto da Federação, da independência e da harmonia do Poder Legislativo na relação com o Poder Executivo e demais poderes do Estado. Através do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, espaço de diálogo da Assembleia com a sociedade, o novo presidente pretende pautar o tema do “Crescimento Sustentável”. O Rio Grande tem uma economia diversificada, com um setor de serviços considerável, a agropecuária reconhecidamente forte, além de ser um dos principais polos industriais do país. No entanto, há alguns anos tem diminuído o seu peso na economia da Região Sul e no plano nacional:

“Precisamos crescer, mas com sustentabilidade social e ambiental. Precisamos produzir com mais cuidado com o meio ambiente, distribuindo melhor a renda e reduzindo desigualdades entre as nossas diversas regiões”, afirma Pepe.

Pepe Vargas toma posse como novo presidente da Assembleia Legislativa do RS
Pepe Vargas toma posse como novo presidente da Assembleia Legislativa do RS. Foto: Rodrigo Vicente | Acústica FM

O deputado Pepe Vargas explica que após as tragédias climáticas que vivenciamos é incontornável a necessidade de um pacto pela transição energética e de uma transformação ecológica nos nossos sistemas produtivos, na ocupação do território e no uso dos nossos recursos naturais:

“É este debate que pretendemos levar através do Fórum Democrático”, esclarece.

O parlamentar acredita que a sociedade, em sua maioria, compreendeu que as mudanças do clima existem e que medidas precisam ser tomadas:

“O Governo Federal e o Governo do Estado têm propostas, e o que precisamos ver é se elas são adequadas e suficientes. O Rio Grande do Sul precisa incorporar no seu projeto de desenvolvimento a temática da sustentabilidade”

É tradição da Assembleia que cada presidente eleja um tema para trabalhar nos espaços institucionais da Casa, principalmente através do Fórum Democrático:

“Creio que este diálogo pode nos conduzir a um pacto que permita a elaboração de um documento com diretrizes para o Crescimento Sustentável do Rio Grande do Sul, aproveitando oportunidades que a transição energética e a transformação ecológica abrirão, em termos de novos investimentos, de pesquisa e inovação, de capacitação de recursos humanos e empregos de maior remuneração”, conclui.

Pepe Vargas toma posse como novo presidente da Assembleia Legislativa do RS
Pepe Vargas toma posse como novo presidente da Assembleia Legislativa do RS. Foto: Valério Weege | Acústica FM

A chapa é composta pelos seguintes parlamentares:

Titulares

Presidente: Pepe Vargas (PT)
1º Vice-presidente: Luiz Marenco (PDT)
2º Vice-presidente: Vilmar Zanchin (MDB)
1º Secretário: Sergio Peres (Republicanos)
2º Secretário: Issur Koch (PP)
3º Secretário: Dr. Thiago Duarte (União)
4º Secretário: Delegada Nadine (PSDB)

Suplentes

1º Suplente de Secretário: Laura Sito (PT)
2º Suplente de Secretário: Paparico Bacchi (PL)
3º Suplente de Secretário: Elizandro Sabino (PRD)
4º Suplente de Secretário: Luciana Genro (PSOL)

 

Tags: ALRS, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Pepe Vargas, Política, Rio Grande do Sul