Em sua participação semanal na Rádio Acústica FM, o urologista, Rafael Fraga falou nesta terça-feira (04), sobre a enurese. Segundo o médico, a enurese é definida como perda involuntária de urina durante o sono.
A enurese um problema muito comum, atingindo uma em cada dez crianças aos dez anos de idade e um percentual menor de adolescentes. O distúrbio ocorre mais meninos do que meninas e gera muitos transtornos, tanto para a criança quanto para a família.
Quais são as causas da enurese?
A urina é produzida pelos rins e conduzida pelos ureteres até a bexiga, onde é armazenada. Quando a bexiga está repleta, envia ao cérebro uma mensagem e este torna consciente o desejo de urinar. Distúrbios de algumas destas etapas podem originar a enurese:
Diminuição da capacidade de acordar durante o sono (sono muito profundo);
Produção excessiva de urina pelos rins durante a noite;
Bexiga muito reativa, que contrai e expulsa facilmente a urina, mesmo pequenos volumes armazenados;
A enurese com frequência é observada também em outros membros da família, ou seja, pode ter caráter hereditário.
Sinais e Sintomas
Segundo o urologista, são sintomas comuns a ansiedade e as dificuldades sociais (como evitar dormir fora de casa ou frequentar acampamentos escolares), diminuição da autoestima, sentimento de culpa e comportamento retraído. Tais manifestações são consequentes à enurese e, em geral, revertem-se com sua cura.
Tratamento
O médico orienta que na primeira manifestação destes sintomas, seja procurado um profissional de urologia para uma avaliação.