1791 – Morria o compositor austríaco Mozart. Sua produção foi louvada por todos os críticos de sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil. Apesar de seu sucesso, ele sempre estava sem dinheiro, possivelmente por causa de dívidas de jogo e pela preferência por roupas caras. Com isso, pedia bastante dinheiro emprestado aos amigos. Nenhum outro compositor deixou um legado tão grande como Mozat em tão pouco tempo de vida.
1891 – Morria Dom Pedro II, o último imperador do Brasil. Ele pegou um resfriado durante um passeio em carruagem aberta. A doença evoluiu e acabou se tornando uma pneumonia. Suas últimas palavras foram: “Deus que me conceda esses últimos desejos — paz e prosperidade para o Brasil.” Ele foi enterrado com um pacote que continha terra de todas as províncias brasileiras.
1901 – Nascia Walter Elias Disney, desenhista e empresário americano, co-fundador da Walt Disney Company. Tornou-se famoso por seu pioneirismo no ramo das animações com a Disney, tendo produzido o primeiro longa-metragem de animação, Branca de Neve e os Sete Anões (1937), e pelos seus personagens de desenho animado, como Mickey e Pato Donald.
1945 – Ocorria o inexplicável incidente do Triângulo das Bermudas. Nesta fatídica data, cinco bombardeios norte-americanos, com uma tripulação total de 14 pessoas, simplesmente desapareceram da face da Terra, sem deixar rastros, depois de decolar da Flórida para um voo de treinamento. Naquele dia, as condições meteorológicas eram ideais para o voo, portanto, ninguém imaginaria que poderia haver qualquer problema no retorno dos aviões.
1967 – É criada a Fundação Nacional do Índio – Funai. A Fundação Nacional do Índio é o órgão do governo brasileiro que estabelece e executa a política indigenista no Brasil, como determina a Constituição de 1988. Compete à Funai promover a educação básica aos índios, demarcar, assegurar e proteger as terras por eles tradicionalmente ocupadas, estimular o desenvolvimento de estudos e levantamentos sobre os grupos indígenas.
2012 – Aos 104 anos, morria Oscar Niemeyer. De renome internacional, o arquiteto estava internado desde o dia 2 de novembro no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro. A convite do presidente Juscelino Kubitschek, Niemeyer foi o responsável pelo projeto da capital federal, na década de 1950.
2013 – Morria, aos 95 anos, Nelson Mandela, primeiro presidente negro da África do Sul. Ganhador do prêmio Nobel da Paz, Mandela ficou preso 27 anos por sua militância contra o apartheid, o regime de segregação racial.
2015 – Morria a atriz carioca Marília Pêra. Foi uma consagrada e premiada atriz, cantora e diretora teatral brasileira. Pêra conquistou ao longo de sua carreira cerca de 80 prêmios, e atuou em 49 peças, 29 novelas e 24 filmes. Seu último trabalho foi na série da TV Globo chamada de Pé na Cova.
Que dia é hoje?
Dia Internacional do Voluntário, criado pela ONU, através de resolução da Assembleia-Geral.
Dia da Cruz Vermelha Brasileira
Aniversariantes
Rafinha Bastos – 43 anos – Rafael Bastos Hocsman é um humorista, apresentador, repórter, jornalista, empresário, roteirista, ator e youtuber brasileiro. É um dos precursores do movimento da comédia stand-up no Brasil, assim como Diogo Portugal, Bruno Motta, Danilo Gentili, entre outros.
Danielle Winits – 45 anos – Danielle Winitskowski de Azevedo é uma atriz brasileira. Sempre interessada em vida artística, Danielle fez cursos de balé, artes e interpretação, tornando-se uma atriz de teatro, cinema e televisão. No teatro sempre preferiu musicais, onde se destacou como bailarina e cantora. Na Globo, se destacou em diversas produções, em 1998, como Alicinha em Corpo Dourado, em 2000, com a personagem Tati em Uga Uga, sendo co-protagonista.
Carlos Nascimento – 64 anos – Carlos Alberto Suriano do Nascimento é um jornalista brasileiro. Conhecido por cobrir fatos que marcam a história do Brasil, e do mundo, Nascimento cobriu ao vivo, na Tv Globo a tragédia das torres gêmeas em um dos plantões mais famosos e lembrados da emissora. Ele reveza com Joseval Peixoto a apresentação do SBT Brasil, o qual ele voltou em 2014, após um período afastado para tratar um câncer no reto.