Após o Sindicato dos Professores e Trabalhadores em Educação (CPERS) pedir ao governo do Estado o adiamento das aulas em razão das altas temperaturas, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) emitiu uma nota no final da tarde informando que o início do ano letivo está mantido para segunda-feira, 10 de fevereiro.
“A Secretaria da Educação informa que não haverá alteração no cronograma de início das aulas na Rede Estadual, marcadas para a próxima segunda-feira, 10 de fevereiro.
A Seduc acompanha os alertas e orientações da Defesa Civil estadual e, por meio das coordenadorias regionais de educação, monitora as condições de atendimento nas escolas, tendo como prioridade a segurança dos alunos e profissionais da educação.
Além disso, a secretaria está reforçando a orientação de medidas preventivas, como hidratação constante, para o começo do ano letivo”, diz a nota.
Pela manhã, em uma reunião com o sindicato, o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, informou que as escolas têm autonomia para readequar seus calendários, caso a estrutura não comporte as altas temperaturas, seja por falta de ar-condicionado ou falhas no fornecimento de energia.
No entanto, a entidade exigia uma orientação geral para todas as unidades escolares sobre o tema.
“Nós pedimos a sensibilidade do governo, porque na semana que vem, que é o início das aulas, vai ser um calor excessivo em vários pontos do Estado.
Em Quaraí, os termômetros chegaram a 43 graus. Isso é muito calor, principalmente em algumas escolas que não têm ar-condicionado ou que sofrem com quedas de energia.
Há várias escolas no Estado, e algumas nem mesmo têm ventiladores com sustentação para funcionar. Imagina: se na sombra já faz calor, imagine dentro de uma sala de aula com 30 alunos. Então, nós queremos isso também como uma questão de preservação da saúde”, reivindica a presidente do CPERS, Rosane Zan.
O calendário escolar
As aulas na rede estadual do Rio Grande do Sul (RS) começarão no dia 10 de fevereiro de 2025. O ano letivo termina no dia 17 de dezembro de 2025. O calendário escolar de 2025 da rede estadual do RS inclui:
- Jornada Pedagógica de 3 a 7 de fevereiro;
- Recesso escolar de 21 de julho a 3 de agosto;
- Retorno dos professores às atividades em 28 de julho.