Search
Todos em oração

Papa Francisco apresenta insuficiência respiratória nesta segunda-feira (03)

Seu estado se estabilizou no fim de semana, mas voltou a se agravar hoje

O Papa Francisco, de 88 anos, apresentou dois episódios de insuficiência respiratória aguda nesta segunda-feira (3), devido ao acúmulo de muco nos brônquios, e precisou retomar a ventilação mecânica não invasiva, segundo boletim médico divulgado pelo Vaticano. O pontífice está internado na Policlínica Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro.

Papa Francisco apresenta insuficiência respiratória nesta segunda-feira (03)
Foto: Divulgação/Vaticano

De acordo com o comunicado, foram realizadas duas broncoscopias para aspirar as secreções. “No dia de hoje, o Papa apresentou dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causados por um significativo acúmulo de muco endobrônquico e consequente broncoespasmo. (…) No período da tarde, foi retomada a ventilação mecânica não invasiva”, detalhou o Vaticano.

Receba todas as notícias da Acústica e interaja com a nossa equipe, através do seu WhatsApp, tocando aqui!

Apesar da piora, o boletim médico indica que o Papa não apresenta nova infecção, e que o acúmulo de muco é consequência da pneumonia. “Os exames de sangue permanecem inalterados, sem sinais de leucocitose. (…) As crises de hoje foram provocadas pela resposta dos brônquios ao muco acumulado”, explica o documento. O estado de saúde do pontífice é considerado “complexo”.

Papa Francisco havia apresentado melhora na semana passada

Após uma aparente melhora na semana passada, o Papa Francisco sofreu uma crise respiratória na sexta-feira (28). Seu estado se estabilizou no fim de semana, mas voltou a se agravar nesta segunda.

Pelo terceiro domingo consecutivo, o Papa não realizou a tradicional oração do Angelus na Praça de São Pedro. No entanto, o Vaticano divulgou um texto escrito por ele, no qual agradece as orações e o apoio dos fiéis. “Neste momento particular, sinto-me ‘carregado’ e apoiado por todo o povo de Deus. Obrigado a todos vocês”, declarou Francisco.

Tags: 2025, Papa, papa francisco, roma, vaticano