Search
[adsforwp-group id="156022"]

Governador e secretários recebem embaixador da China no Palácio Piratini

img_2002_foto_1.jpg

O governador Tarso Genro recebeu nesta quinta-feira (20), no Palácio Piratini, o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, e o ministro conselheiro da embaixada chinesa, Zhu Qingqiao. Foram debatidos o estabelecimento de novas relações de cooperação e a ampliação do comércio entre o Rio Grande do Sul e o país asiático.

A China é o principal destino das exportações gaúchas, com US$ 2,8 bilhões comercializados entre janeiro e novembro deste ano, segundo a Fundação de Economia e Estatística (FEE). Os principais produtos vendidos aos chineses são a soja e seus derivados.

O chefe do Executivo gaúcho destacou o crescimento da economia chinesa e afirmou que o Rio Grande do Sul tem condições de se tornar um parceiro cada vez mais forte nas relações entre os dois países. “Essa é uma agenda muito importante para nós e nossa equipe irá se preparar para este intercâmbio”, afirmou Tarso, ao aceitar o convite feito pelo embaixador para liderar uma missão empresarial ao país chinês.

Li Jinzhang destacou a estabilidade política, a justiça social e o crescimento econômico alcançados pelo Brasil desde o início do século XXI. O diplomata afirmou que a economia chinesa seguirá crescendo e o Rio Grande do Sul poderá aproveitar esse mercado: “O RS possui uma indústria muito diversificada, é um Estado aberto a novas parcerias e possui ampla produção no setor agropecuário”.

Para o assessor de Cooperação e Relações Internacionais do Governo do Estado, Tarson Núñez, a visita do embaixador marca o início de uma relação de cooperação permanente entre o Rio Grande do Sul e a China. “Trata-se de um país que deverá se tornar a principal economia mundial e, por isso, é muito importante para o RS estabelecer uma parceria mais concreta e objetiva”.

Após o encontro com o governador, Li Jinzhang e Zhu Qingqiao reuniram-se com secretários estaduais para a construção de uma agenda conjunta de cooperação. Nos próximos dias, estão previstas visitas pelo interior do Estado. Nesta quinta-feira, a comitiva também participou de reuniões com empresários chineses e visitou a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).