Desde o dia 14 de abril, o Brasil tem testemunhado um aumento significativo na incidência de meteoros cruzando os céus, resultado da passagem da Terra por uma região do espaço deixada pelo Cometa Tatcher (C/1861 G1). Este fenômeno marca o início da chuva de meteoros Líridas, que anualmente encanta os entusiastas da astronomia com a possibilidade de observar objetos celestes de origem extraterrestre.
Meteoros Líridas terão pico nesta semana
O pico da atividade está previsto para a noite de 21 para 22 de abril.
De acordo com o astrônomo Marcelo De Cicco, parceiro do Observatório Nacional, a melhor oportunidade para observar os meteoros será na madrugada de 22 de abril, por volta das 2h (horário de Brasília). Nesse momento, o radiante da chuva — o ponto no céu de onde os meteoros parecem se originar — estará em sua posição mais elevada, oferecendo condições ideais para a observação.
Cicco, que é especialista em ciências planetárias e coordenador do projeto brasileiro de pesquisa de meteoros Exoss, recomenda que os observadores busquem locais afastados da poluição luminosa das cidades. Em condições favoráveis, é possível avistar até 18 meteoros por hora, especialmente olhando para o quadrante norte, próximo à estrela Vega.
A chuva de meteoros Líridas ocorre anualmente entre os dias 14 e 30 de abril, proporcionando uma oportunidade única para os amantes do céu.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!