Search

Camaquã receberá Exposição Passaporte de 2019

img_20183_foto_1.jpg

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) definiu o calendário das Exposições Passaporte de 2019. Os eventos selecionam exemplares da raça Crioula para a grande Nacional da Morfologia, que ocorrerá durante a Expointer 2019 no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), e que define os campeões do ano na tradicional e disputada modalidade que forma o tripé de seleção da raça, juntamente com o Freio de Ouro e a Marcha.

No total, o circuito engloba sete Estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) além do Distrito Federal, em 19 municípios, de março a julho. “A escolha das Passaportes é feita por ordem de pedidos obedecendo uma ordem de rodízio na região para dar oportunidade para outros municípios realizarem”, destaca o vice-presidente de Eventos da ABCCC, Mateus Gularte Silveira.

Dos 19 eventos organizados pelos núcleos (exceto a Outonal, de Esteio, realizada pela associação) e que recebem o apoio da ABCCC, cinco deles ocorrerão nas chamadas regiões de fomento, que são os Estados acima de São Paulo. Para Silveira, as Exposições Passaporte ajudam na promoção da raça Crioula no Centro e Norte do país. “A Passaporte é um evento simples, que engloba um ou dois dias de organização e tem grande visibilidade especialmente nas regiões de fomento”, observa.

Em cada Exposição Passaporte são classificados oito exemplares – quatro machos e quatro fêmeas – que disputarão as escarapelas em Esteio. Neste ano, a Nacional da Morfologia está prevista para ocorrer de 26 a 28 de agosto e já tem seus jurados definidos. Nas fêmeas a responsabilidade do julgamento será de Ciro Manoel de Canto Freitas, enquanto que nos machos o avaliador será Mário Móglia Suñe.

Confira o Calendário

13 a 17 de março – Pelotas (RS)

22 a 24 de março – Dom Pedrito (RS)

3 de abril – Outonal, em Esteio (RS)

13 e 14 de abril – Londrina (PR)

12 e 13 de abril – Campo Grande (MS)

25 a 27 de abril – Uruguaiana (RS)

1º a 4 de maio – Uberaba (RS)

4 e 5 de maio – Jaguarão (RS)

10 e 11 de maio – Cruz Alta (RS)

17 a 19 de maio – Bagé (RS)

24 a 26 de maio – Alegrete (RS)

24 a 26 de maio – Lages (SC)

1º e 2 de junho – Camaquã (RS)

7 e 8 de junho – Pato Branco (PR)

7 a 9 de junho – Igrejinha (RS)

20 a 22 de junho – Avaré (SP)

6 de julho – Chapecó (SC)

11 a 14 de julho – Brasília (DF)

13 de julho – Campo Verde (MT)