A Philip Morris International (PMI) celebra uma década de transformação do seu modelo de negócios com o lançamento do sexto Relatório Integrado Anual. O documento destaca o avanço em seu propósito de tornar os cigarros obsoletos por meio de suas alternativas sem fumaça e mostra o progresso em seus programas de sustentabilidade, diversidade e inclusão.
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Em seis mercados onde a companhia opera, mais de 75% das receitas líquidas são geradas a partir de produtos sem fumaça – em 2023, eram três mercados. A PMI fechou 2024 com seus produtos livres de fumaça disponíveis para venda em 95 mercados. A companhia estima que 38,6 milhões de adultos em todo o mundo usam os dispositivos sem fumaça, que representaram 39% da receita líquida total da PMI no ano passado.
Desde 2008, a empresa já investiu mais de US$14 bilhões em pesquisas e comprovação científica de produtos inovadores sem fumaça – desenvolvidos para adultos que, de outra forma, continuariam fumando – com o objetivo final de eliminar completamente a venda de cigarros.
Entre os produtos sem fumaça desenvolvidos pela PMI estão o dispositivo de tabaco aquecido IQOS e os sachês de nicotina ZYN. Ambos receberam autorização da agência americana Food and Drugs Administration (FDA) por serem considerados uma opção focada na redução de danos para adultos fumantes que não conseguem ou não desejam parar de fumar.
O Relatório Integrado de 2024 também ressalta ainda a ampliação de programas sociais e ambientais desenvolvidos em paralelo à transformação do portfólio de produtos. Um avanço importante foi o aumento do número de fábricas com certificação de neutralidade de carbono: 61% em 2024, frente a 43% no ano anterior. O documento ainda apresenta os progressos da companhia em direção à promoção de um ambiente de trabalho diverso e inclusivo, na melhoria da qualidade de vida das pessoas em sua cadeia de suprimentos, na descarbonização de suas operações e cadeia de valor e na preservação da natureza e da biodiversidade.
No Brasil, apesar dos produtos sem fumaça não serem regulamentados, a Philip Morris Brasil (PMB) desenvolve projetos de sustentabilidade voltados ao seu impacto operacional. Com o compromisso de garantir acesso à água segura para todos os seus produtores, a companhia desenvolveu na cidade de Vera Cruz – RS, em parceria com a Agência Nacional das Águas (ANA), o programa Protetor das Águas — a iniciativa reúne 117 produtores na preservação de 138 nascentes, distribuídas por 242 hectares de área rural. Além de promover a conservação dos recursos hídricos nas propriedades, o projeto tem impactos positivos na melhoria da qualidade da água em diferentes pontos de monitoramento da região.
Outros programas contribuem para a melhoria da segurança alimentar e qualidade de vida, como é o caso do Quintais Orgânicos. Com foco em comunidades urbanas e rurais em situação de vulnerabilidade no sul do Brasil e Uruguai, o projeto propõe uma transformação a partir do cultivo. Ao implementar hortas orgânicas de frutas e hortaliças e estimular o plantio de diversas espécies, a iniciativa fortalece a segurança alimentar e melhora a qualidade de vida das famílias envolvidas. Além do impacto direto na alimentação, o projeto também busca diversificar a produção, ampliar a biodiversidade local e criar oportunidades de geração de renda por meio do engajamento comunitário.
O Projeto Auêra também merece destaque. Firmado em parceria entre a Philip Morris Brasil e a EMBRAPA, o projeto atua no fortalecimento da agricultura familiar por meio da adoção de práticas mais sustentáveis no campo. A iniciativa concentra esforços em aumentar a resiliência das lavouras às mudanças climáticas, otimizar o uso dos recursos naturais e preservar a biodiversidade. Suas ações incluem a implementação de práticas agrícolas sustentáveis, o desenvolvimento de sistemas produtivos resistentes ao clima e treinamentos voltados a agricultores.
“O avanço em nossos programas de sustentabilidade mostra que o nosso compromisso com o Brasil vai muito além da operação industrial; queremos gerar impacto positivo na vida das pessoas e na preservação do meio ambiente”, afirma Branko Sevarlic, CEO da Philip Morris Brasil.
O Relatório Integrado de 2024 da PMI é complementado por estudos de caso em nível nacional, destacados no site PMI.com. Essas histórias de mercado evidenciam como as ações da companhia geram impacto local, conectando os compromissos globais da PMI à realidade das comunidades ao redor do mundo.
“Entendemos a importância de definir metas ambiciosas, mas realistas, que impulsionem o sucesso do nosso negócio. Nosso Índice de Sustentabilidade provou ser fundamental para garantir que nossas ambições sejam equilibradas e nossas métricas sejam objetivas, enquanto nossa governança aprimorada de dados não financeiros nos ajuda a relatar com precisão e consistência”, explica Jennifer Motles, Diretora de Sustentabilidade do PMI. “Nosso compromisso com a sustentabilidade é inseparável da preparação para o futuro de nossos negócios, criando impactos tangíveis dentro de nosso controle e esfera de influência e contribuindo para uma transformação que se estende além de nossa empresa.”
Sobre a Philip Morris
A Philip Morris International (PMI) é uma empresa global líder em tabaco que trabalha para oferecer um futuro sem fumaça, expandindo seu portfólio a longo prazo para incluir produtos fora do setor de tabaco e nicotina, sem alterações na cadeia produtiva. O atual portfólio de produtos da empresa consiste principalmente em cigarros e produtos sem fumaça, incluindo tabaco aquecido, vapor e produtos de nicotina oral. Desde 2008, a PMI investiu mais de US$ 14 bilhões no desenvolvimento de produtos inovadores sem fumaça, cientificamente substanciados, para adultos que, de outra forma, continuariam a fumar. Isso inclui a construção de capacidades de avaliação científica de classe mundial, principalmente nas áreas de toxicologia de sistemas pré-clínica, pesquisa clínica e comportamental, bem como estudos pós-mercado. Em novembro de 2022, a PMI adquiriu a Swedish Match – empresa líder em produtos de entrega oral de nicotina. A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA autorizou a comercialização de versões dos dispositivos e consumíveis IQOS Platform 1 da PMI como Produtos de Tabaco de Risco Modificado (MRTPs), constatando que as ordens de modificação de exposição para esses produtos são apropriadas. A Philip Morris Brasil atua no País há 50 anos, e segue as diretrizes globais para a criação de um futuro com uma nova categoria de produtos sem fumaça. Em 31 de dezembro de 2024, 95 mercados dispunham de produtos sem fumaça da PMI, e a empresa estima que aproximadamente 38,6 milhões de adultos em todo o mundo já mudaram para o IQOS e pararam de fumar. Os produtos sem fumaça representaram aproximadamente 39% da receita líquida total da PMI em 2024. Com uma base sólida e experiência científica, em fevereiro de 2021, a PMI anunciou sua ambição de expandir para as áreas de bem-estar e saúde e fornecer produtos e soluções inovadoras que visem atender às necessidades não atendidas de consumidores e pacientes. Para obter mais informações, visite www.pmi.com e www.pmiscience.com.
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