A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou nesta sexta-feira (25), a implantação da bandeira tarifária amarela para a conta de luz no mês de maio. Com isto, haverá o custo adicional de R$ 1,885 na tarifa de energia a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos.

O regulador indicou que devido a redução das chuvas em razão da transição do clima para o período seco do ano. As previsões de precipitação e vazões nas regiões dos reservatórios para os próximos meses estão abaixo da média.
O anúncio ocorreu em linha com a previsão da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que visava, no mês passado, a bandeira tarifária amarela em todos os cenários avaliados. A diminuição nas expectativas de chuvas fez com que a possibilidade de acionamento da bandeira tarifária fosse indicada em modelos matemáticos dos especialistas que acompanham o tema.
Junto ao risco hidrológico (GSF), outro gatilho para o acionamento da bandeira mais cara no ano passado foi o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) — valor calculado para a energia a ser produzida em determinado período.