Um terremoto de magnitude 5.5 na escala Richter atingiu o noroeste da Argentina nesta quinta-feira (1º de maio de 2025), causando pânico e danos materiais na província de La Rioja e sendo sentido em outras regiões do país. O tremor foi registrado às 13h04min, com epicentro localizado a 37 quilômetros ao norte do departamento de Famatina, a uma profundidade de sete quilômetros, segundo o Instituto Nacional de Prevención Sísmica (Inpres).

Terremoto na Argentina foi um dos mais fortes de uma série registrada nos últimos dias
O Inpres informou que o terremoto foi o mais forte de uma série de tremores que atingiram a região nesta quinta-feira, com intensidades variando entre 2,7 e 3,2 graus. Outras fontes, como o Centro de Pesquisa para Geociências (GFZ) da Alemanha e o jornal argentino Clarín, apontaram magnitudes de 5,8 e 5,9 graus, respectivamente.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
A Defesa Civil informou que, apesar dos danos materiais, não há registro de feridos. Moradores próximos ao epicentro relataram ter ouvido um forte estrondo, semelhante a uma explosão, no momento do tremor. Residências apresentaram rachaduras e outros danos.
O tremor foi sentido até mesmo em Córdoba, no centro do país. Moradores mais antigos de La Rioja compararam o terremoto com o grande tremor de San Juan, em 1977, que atingiu 7,4 graus na escala Richter.