Search
Criminalidade

Criminoso que aplicava golpes em empresários do RS é capturado

O detido é membro de uma organização criminosa de alcance nacional

A Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo prendeu preventivamente um homem suspeito de extorsão e estelionato, que atuava contra empresários em diversas cidades do Rio Grande do Sul, incluindo São Leopoldo, São Francisco de Paula, Garibaldi e Bento Gonçalves. A prisão ocorreu em Goiânia (GO) e contou com a colaboração da equipe da Draco de São Leopoldo, do Departamento de Aviação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e da Draco da Polícia Civil de Goiás.

Criminoso que aplicava golpes em empresários do RS é capturado
Foto: Divulgação/Polícia Civil

O detido é membro de uma organização criminosa de alcance nacional e já havia sido preso anteriormente por roubo à mão armada, utilizando tornozeleira eletrônica. Ele se especializava em cadastrar linhas telefônicas em nome de terceiros, criando várias contas em um aplicativo de mensagens com nomes e fotos de pessoas do Rio Grande do Sul.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Criminoso obtinha dados das vítimas para aplicar os golpes

Além disso, participava de grupos em redes sociais voltados para municípios da Serra Gaúcha, onde coletava imagens e informações para aplicar seus golpes.

Após obter os dados das vítimas, o criminoso contatava familiares ou empresas onde elas trabalhavam, se passando por elas e solicitando dinheiro sob a alegação de emergências ou até mesmo pedindo adiantamentos salariais. Em algumas situações, ele também fazia ameaças para coagir as vítimas durante a aplicação do golpe.

O investigado utilizou pelo menos 70 linhas telefônicas, com vítimas identificadas em cidades como São Leopoldo, Garibaldi, Bento Gonçalves e São Francisco de Paula. No entanto, a polícia acredita que moradores de outros municípios gaúchos também possam ter sido afetados. A prisão foi realizada na segunda-feira (5), na capital goiana.

Durante a operação, foram apreendidos seis celulares, um notebook, aproximadamente R$ 2.850 em dinheiro, cartões de crédito, mais de 200 chips de telefone celular e anotações relacionadas às vítimas do Rio Grande do Sul. Após a abordagem, o homem foi encaminhado ao sistema prisional de Goiás.

Tags: Criminalidade, Golpe, Rio Grande do Sul, segurança pública