Search
Inteligência artificial

Cientistas desenvolvem IA capaz de prever a morte com alta precisão

Sua aplicação levanta preocupações entre os especialistas

Uma nova ferramenta de IA, batizada de life2vec, desenvolvida por pesquisadores da Dinamarca e dos Estados Unidos, demonstrou a capacidade de prever a data da morte de uma pessoa com uma precisão notável de 78%. O algoritmo analisa uma vasta gama de dados individuais, incluindo histórico de saúde, nível educacional, renda, profissão e até mesmo endereço, para estimar a expectativa de vida.

Cientistas desenvolvem IA capaz de prever a morte com alta precisão
Foto: Pixabay

Publicada na revista Nature Computational Science, a novidade leva em conta diversos fatores que se referem a longevidade, tanto positivos quanto negativos, como a prática regular de atividades físicas e o hábito de fumar.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Nova IA ainda está em fase de desenvolvimento e já gera preocupações

A life2vec ainda se encontra em fase de desenvolvimento. Sua aplicação futura levanta preocupações, quanto ao uso por empresas do setor de saúde, o que pode, em tese, gerar discriminação ou prejudicar indivíduos com base nas previsões.

O modelo foi treinado utilizando um extenso banco de dados contendo informações de mais de seis milhões de pessoas. Os formuladores ressaltam que o objetivo principal da life2vec é ajudar no planejamento de políticas públicas de saúde a longo prazo, e não servir como ferramenta para o mercado de seguros de vida ou planos de saúde.

Tags: IA, Inteligência artificial, Morte, preocupação, Saúde, Tecnologia