Nos corredores da Ordem de Santo Agostinho, em Roma, o advogado gaúcho Jean Carbonera resolveu conflitos de um jeito que não se ensina nas faculdades de Direito. O brasileiro, junto ao então Padre Robert Francis Prevost, hoje Papa Leão XIV, atuou na resolução de conflitos, com foco na paz mundial.
Em entrevista, nesta segunda-feira (12), Carbonera falou sobre sua experiência de trabalho com o novo líder da Igreja Católica. O advogado, que é presidente da Organização Advogados Sem Fronteiras no Brasil, conheceu o então Padre Robert em 2005, quando trabalhava no governo italiano e fazia um mestrado em direito internacional.
“Fui convidado para dar uma palestra em um encontro internacional da juventude agostiniana, em Roma, sobre o tema justiça e paz”, conta Carbonera. “Na ocasião, conversamos sobre como o trabalho em conjunto poderia potencializar os resultados das obras sociais da ordem.”
A partir daí, Carbonera foi convidado a auxiliar a Ordem de Santo Agostinho a criar uma rede de obras sociais e ONGs, visando uma maior sinergia e melhores resultados sociais.
“O então Padre Robert era o prior geral da ordem, e já demonstrava uma grande preocupação com a paz e a mediação de conflitos”, afirma o advogado.
Carbonera ressalta que Leão XIV sempre teve um perfil de liderança discreta, mas muito eficiente.
“Ele nunca quis impor sua liderança, ela surge naturalmente. Ele sempre foi muito silencioso, mas muito eficiente”, diz.
O advogado acredita que a experiência de Leão XIV na resolução de conflitos será fundamental para o seu papado. “Ele tem um dom para mediar e resolver conflitos de uma forma que, para quem olha de fora, parece muito simples”, afirma. “Tenho certeza de que vamos trabalhar juntos novamente para que isso reflita em melhorias para toda a sociedade mundial.”