Search
Trânsito

Sancionada lei de restituição do IPVA no RS

Saiba quem são os gaúchos que poder solicitar a restituição

A “Lei da Devolução do IPVA Pago”, de autoria do deputado Delegado Zucco (Republicanos), foi sancionada pelo governador Eduardo Leite e publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (09).

Rodovias gaúchas - transito - IPVA
Foto: Ilustração/Pixabay

Confira os detalhes sobre a restituição do IPVA no RS:

A nova legislação altera a Lei nº 8.115/1985, que regula o IPVA no Rio Grande do Sul, e garante a isenção do imposto e a restituição proporcional do valor pago nos casos em que veículos sejam inutilizados ou perdidos por catástrofes naturais, furtos e roubos.

A proposta havia sido aprovada por unanimidade no plenário da Assembleia Legislativa no início de abril, após passar pelas comissões pertinentes. A sanção confirma o reconhecimento da importância da medida, especialmente após as enchentes que devastaram diversas regiões do estado em 2023 e 2024.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Principais benefícios da nova lei:

  • Restituição proporcional do IPVA já pago em casos furto, roubo ou desastre natural;
  • A medida é aplicada ao exercício (ano) em que o sinistro for registrado.

Para que os cidadãos possam, de fato, ter acesso à isenção ou à restituição, o Poder Executivo ainda precisa regulamentar a lei. Caberá à Secretaria da Fazenda detalhar, por meio de disposições complementares, os procedimentos e documentos necessários para a solicitação dos benefícios.

O deputado Delegado Zucco comemorou a sanção e cobrou agilidade na regulamentação:

“Agora, com a sanção, a lei existe. Mas precisamos que o governo regulamente com urgência para que os gaúchos que perderam seus veículos nessas tragédias tenham acesso imediato ao alívio fiscal garantido por direito.”

Sobre o tema: 

Segue tramitando na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, o Projeto de Lei 205/2024, também de autoria do deputado Delegado Zucco, para que os cidadãos, que perderam seus veículos em desastres naturais, tenham a isenção de ICMS na compra de um novo automóvel, desde que o fato esteja reconhecido oficialmente como calamidade ou emergência pública.

A iniciativa busca aliviar o impacto financeiro de milhares de gaúchos atingidos, sobretudo nas enchentes de 2023 e 2024, que já são consideradas os maiores desastres climáticos da história do Estado, com quase 200 mil veículos danificados. A isenção dependerá da baixa no sistema do Detran e da inexistência de seguro vigente.

Tags: Carros, IPVA, MOTOS, Rio Grande do Sul, veículos