O Hoje na História traz os eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 15 de maio ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
1940 — Richard e Maurice McDonald abrem o primeiro restaurante McDonald’s. O estabelecimento inicialmente funcionava como um drive-in, oferecendo um cardápio simples que incluía hambúrgueres, batatas fritas e bebidas. Os irmãos implementaram um sistema de produção eficiente, conhecido como “Speedee Service System”, que revolucionou a forma como os alimentos eram preparados e servidos, permitindo que os clientes recebesse suas refeições rapidamente.
1968 — Uma bomba explodiu na sede da Bolsa de Valores de São Paulo, na Rua XV de Novembro. Este incidente foi um momento marcante na história financeira e política do Brasil, refletindo o clima de instabilidade e tensão que permeava o país na época. A explosão causou danos consideráveis às instalações e gerou um clima de medo e insegurança entre os funcionários e investidores presentes na bolsa.
1991 – Edith Cresson passava a ser a primeira mulher Ministro da França. Édith Cresson é uma política francesa. Foi a primeira, e até agora única, mulher em desempenhar o cargo de Primeiro Ministro da França, entre 15 de maio de 1991 e o ano de 1992. Nasceu em 1934. Cresson é lembrada pela forma como defendeu com coragem a indústria nacional ao percorrer as avenidas de Paris com uma lambreta marca “Made in France” com o afã de neutralizar as importações japonesas.
2010 – Um grande incêndio destruía um grande acervo de cobras, aranhas e escorpiões, entre outros animais venenosos, no Laboratório de Répteis do Instituto Butantan. A coleção, referência para descrição de espécies e utilizada para pesquisas científicas, era a maior do Brasil e a maior coleção do mundo desses animais para uma região tropical. O material coletado em mais de 100 anos foi perdido, mas, após a perícia e análise dos cientistas, acredita-se que 5% do acervo pode ser recuperado. O prédio mais atingido pelas chamas não havia animais vivos e foi construído no final da década de 1970 e reformado há 10 anos e não tinha um sistema de proteção contra incêndios.
2016 – Morria aos 85 anos o cantor brasileiro Cauby Peixoto. Considerado um dos maiores e mais versáteis intérpretes da música brasileira, Cauby lançou hits como Conceição e Bastidores. Sua voz era caracterizada pelo timbre grave e aveludado, mas principalmente pelo estilo próprio de cantar e interpretar, além da extravagância e penteados excêntricos.
2018 — Era inaugurada a Ponte da Crimeia. A Rússia inaugura a mais longa ponte da Europa, a Ponte da Crimeia, sobre o estreito de Kerch dando acesso terrestre viário e ferroviário pela Rússia à Crimeia.
Que dia é hoje na história?
- Dia mundial da família
- Dia do assistente social
- Dia do gerente bancário
- Dia nacional do controle das infecções hospitalares
- Aniversário do município de Cachoerinha, no Rio Grande do Sul
Aniversariantes do dia:
André Abujamra – 60 anos –Tino Marcos Baptista Fernandez, ou simplesmente Tino Marcos é um jornalista esportivo brasileiro. André é filho do ator e diretor de teatro Antônio Abujamra. Ele que montou na década de 1980, junto com Maurício Pereira, a banda Os Mulheres Negras. Eles se autodenominavam a terceira menor big band do mundo. A banda produzia pop rock experimental com instrumentos eletrônicos. Ele foi o responsável pela trilha sonora de abertura do Castelo Ra Tim Bum na TV Cutura.
Tino Marcos – 63 anos – Tino Marcos Batista Fernandes é um jornalista brasileiro. Ficou nacionalmente famoso por cobrir a Seleção Brasileira de Futebol por 30 anos, e em 8 Copas do Mundo. na Rede Globo. Tino é o jornalista que mais tempo esteve ao lado da seleção brasileira ininterruptamente. Ele pratica esportes a 30 anos já tendo corrido em provas de 10 e 15 quilômetros.
Jessica Sutta – 40 anos – Jessica Lynn Sutta é uma cantora, compositora, dançarina, atriz, apresentadora e empresária estadunidense. Ela ficou conhecida mundialmente por integrar o grupo de música pop The Pussycat Dolls, onde lançou dois álbuns de estúdio e doze singles oficiais, alcançando boas posições na Billboard dos Estados Unidos e vendendo cerca de 9 milhões de cópias. Em 2010 anunciou através de uma entrevista, que estava deixando o grupo depois de várias divergências, junto com outras integrantes.