Prepare os casacos! O Rio Grande do Sul se prepara para enfrentar a primeira onda de frio intenso do ano entre o final de maio e o início de junho. A previsão do tempo aponta que uma nova massa de ar frio de origem polar está prestes a ingressar no estado, prometendo derrubar as temperaturas e trazer dias gelados.
De acordo com a Climatempo, há a possibilidade de temperaturas negativas em diversas regiões, inclusive em áreas fora da Serra Gaúcha. A geada também poderá ocorrer de forma mais abrangente em todo o território gaúcho.
A possibilidade de neve não está descartada. A formação de um ciclone extratropical sobre o oceano Atlântico poderia fornecer a umidade necessária para a ocorrência do fenômeno.
Enquanto a Climatempo prevê um frio intenso, o meteorologista Daniel Caetano Santos, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), acredita que o frio será persistente, mas talvez não tão rigoroso.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Chuva Intensa Antecede o Frio
Antes da chegada da massa de ar frio, uma nova frente fria trará chuva intensa ao Rio Grande do Sul entre este sábado e a próxima quarta-feira. Após o afastamento desse sistema, o ar frio e seco ingressará no estado pela Campanha, influenciando a queda da temperatura em todas as regiões gaúchas.
A Climatempo prevê que esse cenário se manterá nos dias 31 de maio e 1º de junho, com o ar frio sendo gradualmente empurrado para as regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
O “atraso” na chegada do frio neste ano, em comparação com anos anteriores, é atribuído às frequentes ondas de calor que o Brasil tem enfrentado.