A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta meteorológico no final da manhã desta segunda-feira (26) devido à previsão de chuva intensa e condições climáticas adversas que podem afetar diversas regiões do estado e do Sul do país. O boletim tem vigor de 26 a 28 de maio.

Para esta segunda-feira (26), são esperadas pancadas de chuva acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento, principalmente nas áreas do sudoeste, centro e serranas do Rio Grande do Sul. A formação de um ciclone associada a uma frente fria nos próximos dias deve intensificar a chuva em toda a Região Sul.
Terça-feira (27): Chuva persistente no sul e sudeste do RS, além do oeste de Santa Catarina e Paraná. Não se descartam pancadas na região metropolitana de Porto Alegre.
Quarta-feira (28): Pancadas de chuva fortes, especialmente no sul e leste do RS, em Santa Catarina e no Paraná.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) prevê acumulados de chuva entre 70 e 100 mm, principalmente no sudoeste do RS. As informações sobre a evolução da chuva serão atualizadas conforme os modelos de previsão.
A Defesa Civil mantém a atenção voltada para a região de Santa Maria e parte do Planalto Gaúcho, onde os acumulados de chuva nas últimas 72 horas já atingiram cerca de 50 mm. Essa condição, aliada à previsão de chuva moderada entre terça e quarta-feira, aumenta o risco de deslizamentos de terra. Alertas municipais serão emitidos assim que houver mais informações sobre a localização, intensidade e volume da chuva.
Risco Hidrológico:
Atenção especial para as regiões Central, Sudoeste e Serrana do Rio Grande do Sul, com foco em Santa Maria. Há possibilidade de abertura de alertas para enxurradas, alagamentos urbanos e inundações de pequeno porte.
Defesa Civil Pelotas
A Defesa Civil abrange 27 município da Região Sul do Estado sob a coordenação do coronel Márcio André Facin, com o coordenador adjunto: sargento Cássio Telechi Moro.