Search
AGRICULTURA

Estado finaliza quarta visita às áreas rurais no raio de três quilômetros do foco de gripe aviária

As 19 propriedades com aves foram vistoriadas na segunda-feira (26)

A quarta rodada de vistorias nas 19 propriedades rurais com criação de aves, localizadas no raio de três quilômetros do foco de gripe aviária em Montenegro, foi concluída na segunda-feira (26/5). As inspeções têm caráter preventivo e visam monitorar a sanidade das aves. A ação é conduzida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi).

Estado finaliza quarta visita às áreas rurais no raio de três quilômetros do foco de gripe aviária
Estado finaliza quarta visita às áreas rurais no raio de três quilômetros do foco de gripe aviária. Foto: Pixabay

A próxima visita às propriedades situadas nesse raio de abrangência está programada para ocorrer na quinta-feira (29/5), dando sequência ao protocolo de vigilância estabelecido pelo Plano Nacional de Contingência para Influenza Aviária. Já o terceiro ciclo de vistorias para as propriedades no raio de dez quilômetros está previsto para sábado (31/5). As quatro barreiras sanitárias implementadas na região seguem operando de forma ininterrupta, com o objetivo de desinfetar cargas e reforçar as orientações sobre os cuidados necessários.

Sobre a gripe aviária

A influenza aviária, ou gripe aviária, é uma doença viral que afeta principalmente aves, mas também pode infectar mamíferos, inclusive o ser humano. A transmissão acontece pelo contato com animais doentes e também por meio da água e de materiais contaminados.

O Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul (SVO-RS) reforça que o consumo de carne de aves e ovos armazenados em casa ou em pontos de venda é seguro, já que a doença não é transmitida por meio do consumo. Assim, não há qualquer restrição nesse sentido.

Todas as suspeitas da doença, que incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita em aves, devem ser notificadas imediatamente à Seapi, por meio da Inspetoria ou Escritório de Defesa Agropecuária, pelo sistema e-Sisbravet ou pelo WhatsApp (51) 98445-2033.

Balanço até segunda (26/5):

Barreiras sanitárias

  • Quatro barreiras
  • Área de foco: três quilômetros. Um bloqueio e duas barreiras sanitárias
  • Área de vigilância: dez quilômetros. Uma barreira sanitária
  • 3.728 veículos abordados e desinfetados

Propriedades visitadas

  • Área de foco: três quilômetros. Dezenove propriedades de subsistência; conclusão do terceiro ciclo
  • Área de vigilância: dez quilômetros. Visitadas 255 propriedades do segundo ciclo

Equipes envolvidas

  • Servidores da Seapi: 43 entre fiscais estaduais agropecuários, técnicos agrícolas e outros cargos
  • Servidores do Mapa: três
  • Servidores da Prefeitura de Montenegro: cinco
  • Servidores da Brigada Militar: 30
  • Servidores do Corpo de Bombeiros: cinco

Fonte: Secom RS

Tags: Gripe Aviária, Influenza Aviária