Nesta quinta-feira (05), a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) divulgou uma nota para esclarecer rumores que vinham circulando a respeito do preço do tabaco na safra 2024/25. As informações distorcidas, que sugeriam a existência de uma “super safra” e possíveis interferências no ajuste dos preços, geraram preocupação entre os produtores, especialmente os pequenos e médios, mas a entidade reforça que a realidade dos números é bem diferente.

Em entrevista à Rádio Acústica FM, o presidente da Afubra, Marcilio Laurindo Drescher, explicou que, embora a safra esteja estimada em cerca de 700 mil toneladas – valor que vem sendo acompanhado semanalmente em todas as regiões produtoras – os dados indicam uma produção dentro da média histórica. Segundo Drescher, o aumento na área cultivada, impulsionado pelos bons resultados do ano anterior, reflete a confiança dos fumicultores, mas não caracteriza uma situação anormal.
O dirigente destacou que os rumores sobre uma super safra e a suposta intervenção da entidade para alterar os preços fazem parte de uma estratégia de alguns interessados que pretendem desarticular o mercado e tirar vantagens da situação:
“Não cabe à Afubra intervir para ajustar os preços. Nosso compromisso é buscar condições justas para os produtores, com base em dados reais e atualizados,” afirmou Drescher.
Além disso, o presidente ressaltou que, apesar de pequenas reações pontuais – como um leve aumento observado durante o período de comercialização –, o mercado se mantém saudável. Em algumas regiões, a comercialização já atingiu cerca de 86% da safra, embora o ritmo varie conforme fatores climáticos e as especificidades regionais, como acontece no sul do país, onde o processo tende a ser mais prolongado.
O comunicado reafirma o compromisso da Afubra com a transparência e a defesa dos fumicultores, que encontram na entidade um importante parceiro na luta por preços justos e condições de comercialização equilibradas. Com o monitoramento constante dos dados de produção e comercialização, a organização busca combater boatos e esclarecer os reais desafios e oportunidades do mercado do tabaco.
Confira a nota emitida pela Afubra
A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), diante de diversos comentários e boatos infundados que têm circulado em redes sociais e grupos de mensagens, vem a público esclarecer o seguinte:
No dia 3 de junho de 2025, a Afubra, juntamente com as federações representativas dos fumicultores dos três Estados do Sul do Brasil, participou de uma reunião com a diretoria do SindiTabaco. A pauta do encontro foi o andamento da comercialização da safra de tabaco 2024/2025.
Em momento algum foi discutida ou sugerida pelas entidades qualquer ação por parte das empresas no sentido de desvalorizar o produto ou reduzir os preços pagos aos produtores integrados. Ao contrário, manifestou-se preocupação com a ausência de uma remuneração justa por parte de algumas empresas, cujas tabelas de preços encontram-se defasadas em relação à realidade do mercado.
A Afubra, assim como as demais entidades representativas presentes, sempre defendeu — e continuará defendendo — a justa valorização uniforme aos produtores, com preços que garantam rentabilidade e dignidade ao trabalho do fumicultor.
Por fim, é importante esclarecer que a Afubra nunca anunciou a ocorrência de uma supersafra. O que foi divulgado, desde o início, são estimativas de produção que, até o momento, vêm se confirmando.
A Afubra reafirma seu compromisso com a verdade, a transparência e a defesa dos interesses dos produtores de tabaco.
Santa Cruz do Sul, 5 de junho de 2025.
Marcilio Laurindo Drescher,
Presidente da Afubra.