Saúde

IPE Saúde muda regras e impacta servidores de Camaquã

Com as novas regras, a contribuição passa a ser escalonada por faixa etária

Mudanças no contrato do plano de saúde IPE que afetam diretamente os servidores municipais de Camaquã começam a valer a partir de julho. As alterações seguem uma reestruturação promovida pelo plano em todo o Rio Grande do Sul, atingindo mais de 240 prefeituras e exigindo um momento de adaptação para milhares de servidores e suas famílias.

MATHEUS LOPES/ASCOM IPE SAÚDE/DIVULGAÇÃO/IPE

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Em entrevista ao programa Primeira Hora, nesta sexta-feira (04), o vice-prefeito de Camaquã, Luciano Pereira Dias, explicou que no modelo de cobrança do IPE Saúde antigo, o servidor tinha desconto de 10% do salário para o plano, com a prefeitura subsidiando metade desse valor. Não havia cobrança para dependentes, o que tornava o plano mais acessível para as famílias dos servidores.

O vice-prefeito explicou que com as novas regras, a contribuição passa a ser escalonada por faixa etária, tanto para servidores quanto para dependentes. Agora, cada dependente, como cônjuge e filhos, paga o valor integral conforme a idade, sem qualquer subsídio da prefeitura.

O prazo para que os servidores decidam se mantêm ou retiram dependentes do plano vai até o dia 10 de julho. Quem não fizer a opção até essa data terá o desconto automático em folha a partir de 11 de julho. Por isso, a prefeitura orienta que todos busquem informações diretamente com o setor de Recursos Humanos ou consultem o site do IPE Saúde para tirar dúvidas e evitar surpresas.

Para amenizar o impacto financeiro, especialmente para quem ganha menos, a prefeitura ampliou o subsídio para os servidores de menor renda. Aqueles que recebem até dois salários mínimos terão 90% do valor subsidiado. Esse percentual diminui progressivamente, chegando a 50% para quem recebe acima de cinco salários mínimos. Segundo Dias, essa medida vai elevar o custo mensal da prefeitura em cerca de R$ 100 mil, mas foi considerada fundamental para proteger os servidores mais vulneráveis diante da nova realidade.

Com as mudanças, os dependentes só permanecem no plano mediante o pagamento integral, e caso sejam retirados e posteriormente reincluídos, haverá carência como ocorre em qualquer plano de saúde privado. O vice-prefeito deixou claro que as alterações não foram uma decisão da prefeitura, mas sim uma determinação do próprio IPE Saúde, que busca equilibrar financeiramente o sistema após anos de déficit causado principalmente pela baixa contribuição dos dependentes.

O representante do executivo também mencionou que as mudanças foram explicadas aos vereadores e aos servidores, que compreenderam a necessidade da medida, mesmo reconhecendo o impacto negativo inicial. Ele destacou ainda a importância de o IPE melhorar a rede de atendimento, já que muitos profissionais e hospitais deixaram de atender pelo plano devido à crise financeira.

Confira a entrevista sobre o IPE Saúde na íntegra:

Tags: Camaquã, ipe saude, plano, servidores municipais