Search
[adsforwp-group id="156022"]

Pausa na refrigeração de vacinas arrisca descarte de 11 mil doses

img_21164_foto_1.jpg

A interrupção na refrigeração de vacinas que eram armazenadas na sede da Vigilância Sanitária da cidade de Santa Cruz do Sul, na Região Central do Estado, virou alvo de investigação policial. Pelo menos onze mil doses recebidas pelo município estão sob análise, com o risco de serem descartadas em função da variação de temperatura.

O disjuntor do espaço teria sido desligado no dia oito de fevereiro. O problema só foi constatado três dias depois. Apesar do equipamento possuir baterias, que controlaram a situação até a manhã do dia onze, o refrigerador já estava desligado quando o primeiro funcionário chegou ao local, por volta das 7h40min da manhã.

Desde então, as doses estão sob análise da Coordenadoria Estadual de Saúde. O órgão determinará se elas estão próprias para aplicação, ou não. Um boletim de ocorrência foi registrado pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul junto à Polícia Civil, que irá investigar o caso. O objetivo é a identificação do responsável pelo desligamento da fonte de energia.

A Secretaria de Saúde da cidade garante que as vacinas que estão, hoje, nos postos de saúde não apresentam qualquer risco para a saúde da população. Além disso, as unidades não devem enfrentar o desabastecimento, já que uma carga extra de doses foi enviada ao município pela Secretaria Estadual de Saúde.