Search
[adsforwp-group id="156022"]

RS prevê implantação de hortas em escolas estaduais

img_2121_foto_1.jpg

Inaugurada em comemoração aos 90 anos do Palácio Piratini, em maio de 2011, a horta existente no local passa por um processo de ampliação. A Subunidade de Gestão Ambiental, ligada a Casa Civil, está iniciando parcerias para os chamados programas de Educação Patrimonial e Ambiental, com o objetivo de formar multiplicadores para que sejam implantadas hortas nas escolas da rede estadual de ensino.

Educação Patrimonial e Ambiental
Em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Subunidade de Gestão Ambiental do Palácio Piratini realiza a qualificação de professores estaduais para que sejam multiplicadores da gestão ambiental praticada no Palácio. No projeto piloto, 70 professores realizaram oficinas de educação patrimonial e ambiental, apropriando-se da estrutura do Palácio.

Conforme a coordenadora da Unidade de Gestão Ambiental, Daliana Mirapalhete, o projeto acontece em três etapas. Na primeira os professores participam das atividades de qualificação; na segunda, levam os alunos para uma visita guiada no Palácio, tornando-se anfitriões e explicando todo programa de sustentabilidade do Piratini, a partir do processo de compostagem (conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material rico em nutrientes minerais), minhocário e irrigação. A terceira etapa é a idealização de um projeto de horta para a escola onde este professor ministra suas aulas.

“Em uma das aulas práticas os professores encontram-se com produtores de pequenas propriedades da zona rural de Porto Alegre, que demonstram como é a preparação de um canteiro, falam sobre a época do plantio e colheita”, ressalta Daliana, dizendo que a relação entre os professores e agricultores já gerou parcerias para que o alimento orgânico chegue às escolas. A visita à horta, atualmente, acontece somente com as escolas participantes do projeto. Conforme Daliana são quatro dias da semana reservados para o projeto de educação ambiental e mais de 30 escolas participam do projeto, que deve ser ampliado nos próximos meses para as escolas da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Sustentabilidade
Atualmente os produtos da horta são utilizados para refeições de pequenos eventos no Salão dos Banquetes e, conforme a coordenadora da cozinha da ala residencial do Palácio Piratini, Claudia Heidel, na medida do possível e da limitação da horta, tudo é utilizado. “Em boa floração de verdes, é possível servir até 80 pessoas em uma semana”, ressalta Claudia. A cozinha da ala residencial é composta por 12 pessoas, responsáveis pela alimentação do governador. “As reuniões de trabalho foram associadas à mesa. O trabalho é realizado com um custo menor e com alimentos orgânicos produzidos no próprio Palácio”.

As duas cisternas construídas na sede do Governo têm capacidade de armazenar até 40 mil litros de água das chuvas e servem para abastecer a horta orgânica. Ainda, entre os projetos da Gestão Ambiental, há o criatório de peixes, com o reaproveitamento da água do Palácio.