Três casos de violência doméstica contra a mulher foram registrados na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Camaquã nesta quinta-feira (06). Todas as vítimas representaram criminalmente contra os maridos e ou companheiros.
Conforme informações da Polícia Civil, as vítimas solicitaram ao Poder Judiciário medidas protetivas contra os acusados. Os casos relatados são de injúria, lesão corporal e ameaça.
A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção.
O Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. O canal recebe as denúncias e esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas. As manifestações também são recebidas por e-mail, no endereço [email protected].
Mesmo se a vítima não registrar ocorrência, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem utilizar o Ligue 180 ou ir a uma delegacia para denunciar uma agressão que tenham presenciado. O autor da denúncia pode ser ainda o Ministério Público. Após mudanças recentes na Lei, a investigação não pode mais ser interrompida, ainda que a vítima desista da ação.