A Prefeitura de Camaquã abriu o processo seletivo para escolha de diretores e vice-diretores das 27 escolas da rede municipal de ensino. As inscrições estão abertas de 22 de outubro a 5 de novembro de 2025, e devem ser realizadas presencialmente na Secretaria Municipal da Educação e Desporto, localizada na Rua Duque de Caxias, 136, no Centro.

O processo é regido pelo Decreto nº 28.317/2025, publicado no Diário Oficial, e pela Lei Complementar nº 39/2019, que trata da reestruturação e gestão do plano de carreira dos profissionais do magistério municipal.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Quem pode se inscrever
Podem concorrer professores ou supervisores efetivos da rede municipal que já tenham concluído o estágio probatório.
Os candidatos precisam comprovar:
- formação em Pedagogia ou Licenciatura;
- especialização em Gestão ou Administração Escolar, com carga mínima de 360 horas;
- e apresentar um Plano de Gestão Escolar.
A inscrição deve ser entregue em envelope identificado, com toda a documentação exigida, incluindo ficha de inscrição, cópias de identidade, diploma e comprovante de especialização.
Etapas do processo
De acordo com o edital, o processo será conduzido pela Comissão Municipal de Análise, vinculada à Secretaria da Educação e Desporto.
A lista de candidatos habilitados será publicada no dia 24 de novembro de 2025 no site camaqua.atende.net/cidadao. O prazo para interposição de recursos será em 25 de novembro, e o resultado final está previsto para 1º de dezembro de 2025.
Após a qualificação, a designação para as funções será feita por ato do prefeito municipal.
Quem compõe a Comissão Municipal de Análise
A Comissão Municipal de Análise do Processo Seletivo é responsável pela execução e fiscalização de todas as etapas do processo. De acordo com a Portaria 6078/2025, publicada no Diário Oficial, o grupo é composto por representantes da Secretaria Municipal da Educação e de órgãos colegiados da rede pública:
-
Ana Carmelita Martins – Secretária Municipal da Educação e Desporto;
-
Sibele Borges Rodrigues – Assessora Pedagógica da Educação Especial, representante da Secretaria da Educação e Desporto;
-
Letiane Lemes Nobre – Presidente do Conselho Municipal de Educação de Camaquã (CMEC);
-
Fernando Oliveira Toledo – Conselheiro do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB (CACS-FUNDEB);
-
Daniela Renata Jacobsen – representante dos Conselhos Escolares das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Rural;
-
Angélica Westphal – representante dos Conselhos Escolares das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Urbanas;
-
Thaís Peglow – representante dos Conselhos Escolares das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs).



