Search
[adsforwp-group id="156022"]

Oficinas na Expoagro Afubra mostram como aproveitar melhor a carne no consumo familiar

img_21919_foto_1.jpg

O público da Expoagro Afubra, em Rio Pardo, pode participar, diariamente, das várias oficinas de processamento de carnes que acontecem no Espaço Casa da Emater/RS. Repassando informações voltadas para o consumo na propriedade, as oficinas de linguiça mista ovina e suína, linguiça mista ovina e bovina e linguiça campeira de carne bovina, têm como objetivo despertar para a criação de bovinos, ovinos e suínos na pequena propriedade e demonstrar como se pode fazer o melhor aproveitamento das carnes.

O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar na área de produção animal, Fábio Schlick, destaca que após o abate existem algumas regras a cumprir. “O animal deve ser sadio, se recebeu algum medicamento, deve-se respeitar a carência do produto, e o animal deve ser mantido em local com sombra e água no pré-abate. Além disso, é necessário um preparo prévio, com a higienização dos utensílios e local para armazenar a carcaça, de preferência refrigerada, para o posterior preparo dos cortes e aproveitamento da carne”, ressalta.

Conforme o extensionista social da Emater/RS-Ascar, Reinaldo Kuchrski, as oficinas demonstram como fazer cortes mais qualificados e como aproveitar bem a carne, destacando os critérios no preparo, conservação e higiene e esclarecendo dúvidas. O público participante recebe material com as receitas apresentadas e faz a degustação dos pratos preparados.