O 4º Festival Internacional da Gaita da Fábrica de Gaiteiros acontece de 5 a 7 de dezembro, em Barra do Ribeiro. O encontro reúne músicos do Estado, do País e do exterior para celebrar o acordeon — chamado de gaita no Rio Grande do Sul e reconhecido como símbolo cultural local por lei estadual.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
A edição deste ano homenageia o Nordeste. O festival coloca no mesmo palco referências da sanfona e da gaita, que são lembradas obras de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Tio Bilia, os irmãos Bertussi e Luiz Carlos Borges. O evento tem a participação de artistas como Mestrinho, Luizinho Calixto, Targino Gondim, Nonato Lima, Iós Nuñes, Julio Chivel, Leonel Gomez, Edilberto Bergamo, Comasseto, Luciano Maia, Paulinho Cardozo, Guilherme Goulart, Paulinho Goulart, Jarbas Nadal e Maryanne, além de convidados da Argentina, do Uruguai e da Europa.
Idealizado para promover a cultura regional, o festival tem curadoria do músico Renato Borghetti. A programação inclui três dias de shows com transmissão ao vivo pelo YouTube e atividades paralelas abertas ao público. Entre elas, o Encontro Anual dos Alunos das unidades Fábrica de Gaiteiros e a mini exposição “A Fantástica Fábrica de Gaiteiros”.

O Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura apresentam o 4º Festival Internacional da Gaita, com patrocínio da CEEE Equatorial, Banrisul Seguros, Philip Morris Brasil, Secretaria Estadual de Turismo e Lactalis Brasil. Evento conta com o apoio de CMPC, Corsan, Prefeitura Municipal da Barra do Ribeiro, Centro Sul Internet, Viação Ouro e Prata e RBS TV, além do financiamento da PRÓ-CULTURA, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, uma realização da Fábrica de Gaiteiros e Ministério da Cultura, Governo do Brasil: do lado do povo brasileiro, através da Lei Rouanet.



