Após mobilização dos profissionais, uma iniciativa anunciada pelo governo municipal, pode ser revista ao longo do dia. Causou polêmica nesta sexta-feira (05) o anuncio da realocação de aproximadamente dez Bombeiros Civisno município.
Uma reunião está marcada para às 16h, onde o prefeito Ivo de Lima Ferreira deverá recepcionar representantes dos Bombeiros Civis do município para explicar a decisão e dialogar sobre o assunto. Os profissionais, que são concursados da Prefeitura Municipal de Camaquã, foram pegos de surpresa nesta manhã, com o anúncio de que seriam realocados para outras funções. Alguns dos trabalhadores estão há mais de 30 anos na função, atendendo ocorrências em Camaquã e região.
Com o desligamento, o quartel deve operar apenas com dez Bombeiros Civis, que atuarão juntamente com os Bombeiros Militares. A falta de profissionais deve ocasionar dificuldade de atendimento nas ocorrências.
Na manhã de hoje, aconteceu uma reunião na prefeitura do município, que envolveu o vice prefeito, Jair Martins, o Secretário Municipal de Administração e Planejamento Marcos Maranata, e representantes dos profissionais. No encontro, ficou acertada uma nova reunião para a parte da tarde.
A reportagem da Acústica, esteve em frente o quartel dos Bombeiros de Camaquã e conversou com os profissionais sobre a situação. Vizinhos do quartel que ouviam a emissora, foram até o local e demonstraram apoio à categoria, numa tentativa de sensibilizar a administração municipal, para que reveja a decisão.
A reportagem também esteve na prefeitura, onde conversou com os profissionais e com membros do Poder Executivo. O secretário Marcos Maranata disse que a decisão deverá ser tomada na reunião da parte da tarde, mas que as medidas irão ser tomadas de forma com que os atendimentos não sejam afetados.