Mostra da Viticultura

Fruticultores de Camaquã organizam VII Mostra da Viticultura

Evento voltado para comercialização de uvas in natura, sucos, vinhos e doces ocorre nos dias 29 e 30 de janeiro na Praça Zeca Netto

A VII Mostra da Viticultura de Camaquã ocorre nos dias 29 e 30 de janeiro, das 8h às 18h, na Praça Zeca Netto. O evento reúne produtores locais e destaca a força da diversificação de culturas na agricultura familiar no município.

Mostra da Viticultura em Camaquã. Foto: Arquivo pessoal/Pablo Bierhals.
Mostra da Viticultura em Camaquã. Foto: Arquivo pessoal/Pablo Bierhals.

Realizada pela Associação dos Fruticultores de Camaquã, a mostra tem apoio da Emater e da gestão municipal. A proposta é valorizar o trabalho no campo e estimular a diversificação de culturas, com foco na fruticultura.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Na edição de 2025, os produtores venderam mais de uma tonelada de uva in natura ao longo dos dois dias. Também foram comercializados 516 litros de suco, 100 garrafas de vinho e 30 de espumante. Além das uvas e das bebidas, o público encontrou cucas e doces artesanais.

Segundo o presidente da associação, Mateus Osterberg, a produção de uva no município triplicou em relação ao ano anterior. “São uvas de qualidade, em uma produção recorde em todas as propriedades”, afirmou para reportagem.

A Mostra da Viticultura busca aproximar consumidores e produtores e reforçar a identidade rural de Camaquã.