A escritora, pedagoga e empresária gaúcha, Iara Schmegel, natural de Camaquã, foi agraciada com a Medalha Senhora da Literatura no último dia 28 de março. A cerimônia de entrega da honraria, concedida pelo Movimento Nacional Elos Literários, ocorreu no Hotel Mercure, em Salvador, na Bahia. O reconhecimento celebra o impacto da autora no cenário das letras contemporâneas do Brasil e sua trajetória dedicada à formação de novos leitores em diversas regiões do país.

Carreira da escritora de Camaquã é marcada por diversas obras
Com uma carreira marcada pela versatilidade, Iara acumula mais de 13 obras publicadas, transitando por gêneros como literatura infantil, infantojuvenil, poesia, crônicas e contos. Entre seus títulos de maior destaque estão “Meu Pé de Laranja Urbano” e “Livro Servi 25 Anos”. Além do trabalho criativo, a escritora consolidou sua trajetória atuando como professora e ocupando o posto de patrona em diversas feiras do livro realizadas no território gaúcho.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
A atuação de Schmegel vai além da escrita, integrando projetos que unem literatura, educação e práticas de sustentabilidade. Por meio dessas iniciativas, ela promove o contato direto de estudantes e comunidades com o universo dos livros e temas ambientais. A homenagem em Salvador coroa o compromisso da autora com a transformação social e o incentivo cultural, validando sua importância como uma das vozes atuantes na educação literária nacional.



