Um exame realizado na Unidade de Pronto Atendimento de Camaquã apontou suspeita de dengue em um adolescente de 17 anos. De acordo com o pai da vítima, em contato com a reportagem da Rádio Acústica FM, o exame ocorreu na noite desta terça-feira (21), onde foi levantada a suspeita. Novos exames serão realizados, a fim de confirmar a doença.
A família reside no bairro São Carlos, em uma rua paralela à BR-116. O local apresenta frequentes problemas de alagamentos e é alvo de reclamações por parte dos ouvintes da emissora. O pai acredita que as más condições da rua tenham colaborado com a proliferação do mosquito.
A reportagem da Acústica FM entrou em contato com o secretário da saúde de Camaquã, Luciano Pereira Dias. O gestor afirmou que a pasta está seguindo o protocolo, de realizar exames no setor de epidemiologia e somente depois confirmar a doença.
A Dengue Clássica é considerada a forma mais branda da doença. A primeira manifestação é a febre, geralmente alta, de início abrupto, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos e vermelhidão no corpo. Num período de três a sete dias, a temperatura começa a cair e os sintomas geralmente regridem, mas pode persistir um quadro de astenia durante algumas semanas.