O Rio Grande do Sul registra nesta quarta-feira (06), temperaturas atípicas que atingem os 30°C em diversas regiões, incluindo a Grande Porto Alegre e o Centro do Estado. Segundo a previsão do tempo, o calor, no entanto, precede uma mudança drástica no tempo provocada pelo avanço de uma frente fria. O fenômeno deve encerrar o período de marcas elevadas e estabelecer o domínio de uma massa de ar polar sobre o território gaúcho nos próximos dias.

Previsão do tempo indica queda significativa das temperaturas
A virada no tempo ocorre de forma acentuada a partir de sexta-feira, 8, com o declínio rápido dos termômetros. Em Sant’Ana do Livramento, na Fronteira Oeste, a mínima deve cair de 28°C para 5°C até sábado, 9. Na região serrana, em Bom Jesus, a instabilidade climática trará chuvas e marcas próximas dos 7°C. Esse contraste térmico é impulsionado por um sistema de alta pressão atmosférica que traz o ar gelado do polo sul.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Embora um ciclone extratropical — sistema de baixa pressão associado a ventos fortes — se forme na costa da Argentina, ele não atingirá o Brasil diretamente. O principal impacto para os gaúchos será a massa de ar polar, que aumenta o risco de geada durante o fim de semana do Dia das Mães. A previsão indica que as madrugadas de sábado e domingo serão as mais frias do ano até o momento em solo gaúcho.
As projeções meteorológicas para o restante de maio apontam um cenário de instabilidade frequente. A tendência é de que o mês apresente volumes de chuva ligeiramente superiores à média histórica em todo o Estado. Após o período de calor intenso e seco, a transição para o clima de inverno será marcada por temporais isolados e pela persistência de umidade, característica comum para este período de outono.




