A Polícia Civil marcou presença na ExpoCamaquã 2026, realizada entre os dias 11 e 17 de maio, no Parque do Sindicato Rural, reforçando a integração entre segurança pública e agronegócio. Durante a maior feira de negócios da Costa Doce, a atuação da corporação ocorreu em duas frentes: a participação estratégica em debates técnicos sobre o desenvolvimento do setor e o trabalho de proximidade realizado junto aos produtores rurais ao longo de toda a programação.

Um dos destaques da participação ocorreu durante o evento comemorativo aos 50 anos do Movimento Citeano, promovido pela Federacite, Instituto Desenvolve Pecuária e NESPRO/UFRGS. Na oportunidade, a Polícia Civil foi representada pelo diretor da Divisão de Crimes Rurais e de Abigeato (DICRAB), delegado Heleno dos Santos, e pelo comissário Márcio Campos, da Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (3ª DECRAB Camaquã). Ao lado da presidente do Instituto Desenvolve Pecuária, Antônia Scalzilli, eles participaram de um painel técnico voltado à segurança como pilar para o fortalecimento do agronegócio no Rio Grande do Sul.
O encontro reuniu autoridades, representantes de sindicatos rurais e lideranças do setor, promovendo debates sobre estratégias integradas de segurança pública e ações voltadas à proteção das propriedades rurais e da cadeia produtiva gaúcha.
Além da participação nos debates, a 3ª DECRAB Camaquã, comandada pelo delegado Peterson da Silva Benitez, manteve presença ativa durante todos os dias da feira. No espaço institucional montado no evento, a equipe realizou atendimentos ao público e promoveu orientações preventivas aos produtores, trabalhadores rurais e visitantes.
Entre os temas abordados estiveram medidas de segurança periférica para propriedades rurais, a importância do rápido registro de ocorrências para auxiliar nas investigações, divulgação de indicadores criminais e apresentação de resultados de operações recentes realizadas na região. Também foram reforçados os canais seguros para denúncias de atividades suspeitas no meio rural.
Conforme o delegado Peterson Benitez, a participação na ExpoCamaquã permitiu estreitar o contato com o homem do campo e compreender as demandas atuais do setor. “Estar na ExpoCamaquã e participar de debates qualificados nos permitiu ouvir diretamente o homem do campo, entender suas demandas atuais e mostrar que a Polícia Civil está fortemente inserida e atenta à realidade das propriedades da região”, destacou.
Ao final da programação, a DICRAB e a 3ª DECRAB Camaquã agradeceram aos organizadores pelo convite e aos produtores rurais e visitantes que prestigiaram o espaço da Polícia Civil, reforçando a união de esforços em prol da segurança agropecuária no Estado.
Como localizar a Polícia Civil – Decrab?
A Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato – DECRAB, realiza investigações especializadas de prevenção e repressão aos crimes rurais, buscando desarticular sobretudo as organizações criminosas, combatendo a criminalidade organizada, visando maior segurança e tranquilidade aos cidadãos do campo. Confira neste link.




