Search

Camaquã pode ser mais velha e ter data de aniversário alterada

img_23529_foto_1.jpg

A data em que comemoramos o aniversário de Camaquã pode estar errada. Em um encontro com autoridades municipais, um grupo de pesquisas históricas alega que a data de fundação do município ocorreu em 5 de Maio de 1851 e não em 19 de abril de 1864, data costumeiramente comemorada como fundação e aniversário do município. Desta forma, Camaquã é 13 anos mais velha.

Os representantes do grupo, Roberto Stepanski e Handerson Batista, apresentaram às autoridades relatos documentais que provam a tese. Os historiadores recomendam que os poderes Executivo e Legislativo levem a público a proposta, e deliberem sobre o tema, a fim de alterar através de projeto de lei a da data de fundação e aniversário de Camaquã.

Participaram da reunião, realizada na manhã desta quarta-feira (12), o prefeito de Camaquã, Ivo Ferreira; o vice-prefeito Jair Martins; o procurador chefe do município, Fabiano Ribeiro; os secretários Mário Garcia, Marcos Maranata e Sidnei Soares; e o presidente da Câmara de Vereadores de Camaquã, Fabiano Medeiros. Também estiveram presentes representantes da área da cultura e demais componentes do “Grupo 5 de Maio de 1851”.