Na manhã desta sexta-feira (28), o programa Primeira Hora debateu a organização da mobilidade urbana em Camaquã ao receber o vereador Vladimir Tili. Em pauta, o parlamentar detalhou sua indicação legislativa que busca regrar a circulação de bicicletas e motos elétricas no município, chamando a atenção para o aumento expressivo desses veículos nas vias e os riscos crescentes de acidentes graves. Tili fez questão de enfatizar que a iniciativa não visa a criação de novas taxas ou a punição dos condutores, mas sim a preservação da vida e a organização do trânsito local.

Foco em conscientização e equipamentos de proteção
O convidado alertou para o perigo do descumprimento das normas básicas de trânsito por parte dos condutores de veículos elétricos, citando flagrantes de imprudência como o avanço de sinais vermelhos e a falta de equipamentos essenciais. O vereador destacou que a exigência do capacete deve ser prioridade e compartilhou que essa orientação começou dentro da sua própria casa ao presentear o filho com um modelo elétrico. Para Tili, a prevenção passa necessariamente pela responsabilidade dos pais ao entregarem esses meios de transporte aos jovens. “O meu ponto mesmo é segurança e orientação. A gente não quer infrações, a gente quer fiscalização e segurança para evitar acidentes”.
Parceria com o comércio local
Para construir soluções efetivas de convivência entre pedestres, ciclistas e motoristas, o vereador propôs a criação de um elo de comunicação entre o Poder Executivo, os comerciantes do município e os compradores. A ideia é que as lojas forneçam orientações claras no momento da venda sobre os limites de potência dos veículos, a idade mínima permitida para condução e os equipamentos obrigatórios. Em sintonia com as demandas da comunidade, Tili defendeu a realização de uma audiência pública para alinhar as diretrizes de fiscalização. “Podemos fazer uma audiência pública com todos: convidar pais, lojistas, o pessoal do trânsito, nossos ‘azulzinhos’ e a própria Brigada Militar, para que com um bom diálogo a gente faça o melhor para o nosso município”, pontuou o convidado ao defender uma atuação conjunta.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Adequação da infraestrutura urbana
O vereador ressaltou que a regulamentação precisa vir acompanhada de melhorias e adequações na infraestrutura das vias, como ciclovias e rotatórias, garantindo um fluxo harmônico no centro e nos bairros de Camaquã. Tili reafirmou que o avanço dos transportes sustentáveis e econômicos é bem-vindo para a cidade, desde que acompanhado de responsabilidade civil e civilidade no tráfego diário. O parlamentar concluiu reiterando o compromisso do Poder Legislativo em intermediar esse debate preventivo antes que a falta de diretrizes resulte em danos irreparáveis à segurança da população camaquense.



