Search
[adsforwp-group id="156022"]

Anunciada rede de assistência a pacientes de Santa Maria que recebem alta

img_2395_foto_1.jpg

Em entrevista coletiva, concedida nesta terça-feira (05), o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, atualizou as informações sobre o atendimento aos feridos no incêndio em Santa Maria. Em relação aos 81 pacientes que permanecem hospitalizados, 23 estão com ventilação mecânica e 58 não utilizam o dispositivo. Simoni anunciou que  a Secretaria está estruturando uma rede de serviços de assistência aos pacientes que estão recebendo alta e necessitarão de acompanhamento médico.

Um grupo multiprofissional irá monitorar os pacientes conforme cada caso. Para garantir atenção integral pelo tempo que for preciso, estão sendo organizados serviços especializados e de atenção primária, em conexão com o trabalho das equipes de Saúde da Família. 

Os serviços estarão referenciados em um ambulatório no Hospital Universitário de Santa Maria, mas contarão com uma rede de apoio que inclui as equipes profissionais dos hospitais que atenderam os pacientes em todo o Estado. 

O médico chefe da equipe da Universidade de Toronto, no Canadá, Marcelo Cypel, que também é especialista na técnica de ventilação extracorpórea está no Rio Grande do Sul  para prestar assistência às equipes médicas dos hospitais. Cypel também participou do encontro com a imprensa e disse que ficou impressionado com a mobilização, organização e dedicação de todos os profissionais de saúde envolvidos nos cuidados às vítimas de Santa Maria. 

“O fato de estar aqui, ajudando de alguma forma, é muito gratificante, nunca tinha vivido uma experiência dessa magnitude”, afirmou Marcelo. No domingo, ele supervisionou o primeiro procedimento de ventilação extracorpórea em um paciente internado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. “Nesse paciente a expectativa é muito boa e possivelmente o equipamento poderá ser retirado amanhã ou na quinta-feira”, informou Cypel.