Zap Zap

Hoje na história: 14 de outubro – Início da Crise dos Mísseis

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

O Hoje na História traz os eventos significativos que ocorreram ao redor do mundo, deixando marcas duradouras. Neste dia 14 de outubro ocorreram fatos que contribuíram de maneira única para o curso da história.

Hoje na história: 14 de outubro - Início a Crise dos Mísseis
Hoje na história: 14 de outubro - Início a Crise dos Mísseis

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

1888 — Louis Le Prince filma o primeiro filme, Roundhay Garden Scene. Roundhay Garden Scene, também conhecido como Le Prince Motion Picture No. 1, é um filme mudo britânico de curta-metragem com apenas dois segundos de duração, dirigido pelo inventor francês Louis Le Prince em 1888. É considerado um dos mais antigos filmes da história ainda sobrevivente.

1962 – Tem início a Crise dos Mísseis. A Crise dos Mísseis foi um dos momentos de maior tensão da Guerra Fria, entre Estados Unidos e União Soviética. A descoberta de bases soviéticas com mísseis nucleares em Cuba, a apenas poucos quilômetros da costa estadunidense, levou as suas superpotências à beira de uma guerra nuclear. A instalação dessas bases era uma resposta da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, ou União Soviética) à presença de mísseis norte-americanos na Turquia e visava proteger Cuba de uma possível invasão dos EUA. A crise durou cerca de 13 dias e culminou em um acordo secreto entre os líderes soviéticos e estadunidenses: a retirada dos mísseis da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, ou União Soviética) de Cuba em troca da promessa dos Estados Unidos de não invadir a ilha e da remoção dos mísseis americanos da Turquia.

1964 – Martin Luther King recebe o Prêmio Nobel da Paz. O ativista e pastor Martin Luther King foi a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz. King ficou mundialmente famoso pelo seu discurso “Eu Tenho Um Sonho”, feito em março de 1963, durante a Marcha de Washington, em frente do Memorial Lincoln. Aos 35 anos, ele conquistou o prêmio como um reconhecimento pela sua luta contra o preconceito racial e liderança pacífica nos Estados Unidos. Martin Luther King foi assassinado quatro anos depois, em 1968, na cidade de Memphis.

1968 – É feita a primeira transmissão ao vivo de uma nave espacial nos EUA. Os tripulantes da missão Apollo 7 realizaram a primeira transmissão ao vivo de uma nave espacial, em 14 de outubro de 1968. Com uma câmera que pesava cerca de 2 quilos, as imagens foram transmitidas para a televisão, deixando toda a população fascinada com a ideia de ver astronautas diretamente do espaço. Na ocasião, as imagens que passaram em tela foram de objetos flutuando na microgravidade e dos tripulantes pela nave. A missão decolou com os astronautas R. Walter Cunninghm, Walter M. Schirra e Donn F. Eisele, em 11 de outubro de 1968, na Flórida, e retornou à Terra no dia 22 do mesmo mês.

2012 – Austríaco quebra a barreira do som pulando de um balão na estratosfera. Felix Baumgartner realizou o feito histórico de saltar da estratosfera, a 39 km de altitude. Quebrando a barreira do som, o austríaco experimentou uma queda livre de mais de 4 minutos. A missão foi repleta de desafio e riscos, como as temperaturas extremas e a falta de oxigênio nessa área, permitindo avanços na pesquisa sobre o corpo humano em condições extremas e no desenvolvimento de tecnologias espaciais. Até hoje, o salto de Baumgartner é considerado um grande marco na história da exploração humana e dos esportes radicais.

2023 — O Eclipse Solar Anular que foi visto em toda América Latina. Um eclipse solar anular ocorre quando o diâmetro aparente da Lua é menor do que o do Sol, fazendo com que o Sol se pareça com um anel, bloqueando a maior parte da luz solar. Um eclipse anular é visto como um eclipse parcial sobre uma região de milhares de quilômetros de largura. Esse eclipse pôde ser observado na América do Norte, exceto em parte da Groenlândia, em toda a América Central, e na América do Sul, exceto ao sul do Chile e da Argentina.

2025 — Microsoft encerra suporte ao Windows 10 uma década após o seu lançamento. Um sistema operacional para dispositivos computacionais produzido pela empresa Microsoft e com lançamento oficialmente em 2015, sendo uma versão do Microsoft Windows, uma série de sistemas operativos comercializados pela Microsoft. Foi o sucessor da edição Windows 8.1. 

Que dia é hoje na história?

  • Dia Nacional do Meteorologista
  • Dia Nacional da Pecuária

Aniversariantes do dia de hoje na história

Usher —  48 anos — Usher Raymond IV é um cantor estadunidense. Iniciou a sua carreira nos anos 1990 e conquistou o público com diversos hits, como “Yeah!”, “My Boo”, “OMG”, entre outros. Em 2024, ele foi a atração principal do “Super Bowl Halftime Show “, da liga estadunidense de futebol americano.

Alexandre Frota — 63 anos — Alexandre Frota de Andrade é um ator e político brasileiro. Além de atuar em novelas como “Roque Santeiro” e “Sassaricando”, Frota também participou do programa de humor “A Praça É Nossa”, do SBT entre 2011 e 2017. Atualmente, ele atua como político pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Tags: hoje na historia